Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Noticias da TV
Segunda - 28 de Novembro de 2005 às 23:22

    Imprimir


Londres - O ex-Beatle Paul McCartney pediu um boicote à compra de produtos chineses depois de ter visto um vídeo que mostra gatos e cachorros sendo submetidos a maus-tratos terríveis para extrair a pele dos animais.

McCartney prometeu nunca se apresentar na China depois de ter visto as imagens, gravadas secretamente em um mercado de peles na cidade de Cantão, no sul da China.

O ex-Beatle também pediu um boicote à Olimpíada de 2008, que será realizada em Pequim. Um representante do governo chinês disse que um boicote não seria justificado e culpou consumidores dos Estados Unidos e Europa por comprar as peles.

Patas fraturadas

O filme mostra os cães e gatos presos em pequenas jaulas de metal sendo atirados do alto de um ônibus de dois andares numa calçada. Os animais, muitos com as patas fraturadas pelo tombo, são então suspensos por pinças de metal e atirados sobre uma cerca de mais de dois metros de altura.

Alguns deles são espancados por funcionários sorridentes. Todos são mortos e têm suas peles retiradas, e acredita-se que muitos ainda estejam vivos quando passam por este processo.

Paul McCartney e sua mulher, Heather, ficaram chocados e quase chegaram às lágrimas ao assistir as filmagens gravadas para uma reportagem especial da BBC que será transmitida nesta segunda-feira.

"Isso é uma barbárie. Horrível", disse o ex-Beatle. "Parece algo dos tempos medievais. E eles parecem se divertir com isso. Eles são pessoas doentes, muito doentes."

"Nem sonharia em ir lá para tocar, do mesmo jeito que não iria a um país que apoiasse o apartheid. Isso é nojento. É contra todas as regras da humanidade. Eu não poderia ir lá."

Em outra parte da filmagem, gravada no meio do ano por um investigador ligado à ONG Pessoas para o Tratamento Ético dos Animais (Peta, na sigla em inglês), os gatos são ouvidos gritando dentro de um saco que é então jogado em uma enorme panela de água quente.

Olimpíada Eles são fervidos até a morte e suas peles são retiradas por uma máquina parecida com uma secadora de lavanderia.

Defensores dos direitos dos animais estimam que mais de dois milhões de gatos e cachorros sejam mortos na China a cada ano para a extração da pele deles.

Produtores chineses também criam animais como a marta e são responsáveis por mais da metade dos produtos de pele do mundo.

McCartney disse ainda: "Como a nação que vai sediar as Olimpíadas pode ser vista permitindo que animais sejam maltratados deste jeito?". Heather, ativista em defesa dos direitos dos animais, acrescentou: "Eu vi muitas filmagens em que essas pobres criaturas estão claramente vivas quando têm sua pele retirada. E para quê? Por moda? É nojento".

Atitude injustificada

Um porta-voz para o embaixador chinês na Grã-Bretanha disse que "apesar de não estarem em risco de extinção, nós não encorajamos o tratamento cruel de cães e gatos".

"Mas, de qualquer modo, a pele, em sua maioria, alimenta os mercados dos Estados Unidos e Europa. Esta pele não é consumida na China. Então, americanos e europeus deveriam assumir a culpa."

"Que eu saiba, não há planos de reprimir isso internamente, na China. São os Estados Unidos e os países europeus que devem tomar medidas. Eles devem boicotar a pele para uso em roupas", continuou.

E concluiu: "Eu não concordo o ponto de vista de McCartney e de sua mulher. Boicotar os produtos chineses e a Olimpíada não é justificável".




Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/332745/visualizar/