Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 28 de Novembro de 2005 às 12:10

    Imprimir


União Européia, Israel, Turquia e oito nações árabes, incluindo os territórios palestinos, chegaram hoje a um acordo sobre um Código de Conduta antiterrorista, na primeira Cúpula Euro-mediterrânea de Chefes de Estado e Governo.

A cúpula "conseguiu um forte repúdio ao terrorismo, o mais duro que se poderia aprovar", declarou em entrevista coletiva o primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, cujo país ocupa neste semestre a Presidência da União Européia.

Ao conseguir o acordo, após longas negociações em Barcelona, foi feita a primeira declaração de repúdio ao terrorismo assinada por árabes e israelenses.

"Trata-se de uma demonstração de lucidez e até de coragem, uma aposta majoritária no diálogo e na cooperação", disse o presidente do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, na mesma entrevista coletiva conjunta com Blair.

"Constitui um fato sem precedentes que mais de 30 países tenham aprovado nesta Cúpula um Código de Conduta contra o terrorismo que implica um compromisso de condenação enérgica, sem paliativos", acrescentou Rodríguez Zapatero. "O terrorismo é uma praga que todos sofremos e que todos rejeitamos", disse.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/332870/visualizar/