Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 28 de Novembro de 2005 às 07:35
Por: Luciana Nunes Leal

    Imprimir


Brasília - O Ministério da Justiça negou neste domingo que esteja promovendo uma "operação-abafa" para dificultar o acesso aos dados pela CPI dos Correios, como reclamaram alguns integrantes da comissão em reportagem publicada pelo Estado. A assessoria de imprensa do ministro Márcio Thomaz Bastos informou que ainda aguarda uma resposta do Departamento de Justiça dos Estados Unidos ao pedido para que as informações sobre a conta Dusseldorf, do publicitário Duda Mendonça, nas Bahamas, sejam repassados à CPI. A solicitação formal foi feita em carta assinada pelo ministro e pelo presidente da CPI, Delcídio Amaral (PT-MS), e encaminhada pelo Itamaraty.

O ministro esclareceu que, sem a autorização do Departamento de Justiça norte-americano, os parlamentares não poderão ter acesso às informações que já estão com o Ministério Público e a Polícia Federal do Brasil.

Duda Mendonça, em depoimento à CPI, revelou que recebeu R$ 10 milhões do empresário Marcos Valério na conta Dusseldorf e que os recursos não foram informados à Justiça Eleitoral, nem à Receita Federal. O dinheiro serviu para pagar, segundo Duda, trabalhos publicitários feitos para o PT nas eleições de 2002 e outros serviços prestados em 2003.

Os Estados Unidos não reconhecem nas comissões parlamentares de investigação a autonomia para receber dados sigilosos como os da conta Dusseldorf. Por isso, ao enviar as informações sobre depósitos e retiradas da conta de Duda Mendonça a promotoria norte-americana fez uma recomendação expressa de que o material fosse encaminhado somente aos policiais e aos procuradores que investigam o caso e não aos parlamentares.

A assessoria do Ministério da Justiça lembra que os dados da Dusseldorf chegaram há apenas três semanas, tempo recorde se comparado à dificuldade que a Polícia Federal e o Ministério Público tiveram para chegar, por exemplo, às informações sobre contas do ex-prefeito Paulo Maluf no exterior.





Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/332964/visualizar/