Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sábado - 26 de Novembro de 2005 às 17:00

    Imprimir


Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Nestor Kirchner, da Argentina, devem assinar, na próxima quarta-feira, cerca de 30 acordos. A informação foi dada pelo assessor especial da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia. "Os acordos são os mais variados. Desde acordos de natureza econômica até questões comerciais e educacionais", explicou.

Lula e Kirchner vão se encontrar em Puerto Iguazu, na fronteira dos dois países, para as comemorações do Dia da Amizade Brasil-Argentina. Como parte da programação será realizada em Foz do Iguaçu (PR), no dia 29, o Foro de Reflexão sobre a evolução da relação bilateral nos últimos 20 anos e suas perspectivas políticas e econômicas.

Data simbólica Marco Aurélio disse ainda que a data do encontro entre os dois presidentes é simbólica por ser a primeira comemoração do dia da amizade entre Brasil e Argentina e afirmou que o encontro terá dois aspectos: o formal e o político. Lula e Kirchner devem conversar sobre o futuro do Mercosul, da Comunidade Sul-Americana e das relações entre Brasil e Argentina.

De acordo com o assessor, o encontro é uma oportunidade para fortalecer ainda mais a relação entre os dois países, especialmente depois da IV Cúpula das Américas, no início do mês em Mar del Plata, na Argentina. Para Marco Aurélio, a Cúpula deixou bons frutos entre os dois países.

"Houve um acordo muito grande de posições. O presidente Lula apreciou muito o discurso do presidente Kirchner e eu sei que o presidente Kirchner também teve muito interesse e acordo com o discurso do presidente Lula", disse. "A política de integração sul-americana é um aspecto essencial da política externa brasileira e, dentro dela, o acordo com a Argentina tem papel fundamental", acrescentou.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/333164/visualizar/