Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Sexta - 21 de Dezembro de 2012 às 08:27

    Imprimir


Divulgação / Secopa
Cobertura cobre todas as cadeiras do novo Mineirão
Cobertura cobre todas as cadeiras do novo Mineirão

O Mineirão será entregue, reconstruído, nesta sexta-feira, depois das reformas, totalmente apto a receber as Copas das Confederações, em 2013, e do Mundo, em 2014. Para sediar esses eventos, o "Gigante da Pampulha", como é conhecido, recebeu inúmeras modificações, que abrangeram toda sua estrutura. Uma delas foi a instalação da cobertura, que abriga todos as cadeiras do estádio de ações climáticas, sobretudo das chuvas.

E essa modificação tornou ainda mais difícil a realização de um feito conseguido pelo ex-lateral-direito de Atlético-MG e Cruzeiro, Nelinho, em 1979, e depois repetido pelo também lateral-direito que vestiu as camisas dos dois arquirrivais, Paulo Roberto Costa, em 1993. Os dois jogadores conseguiram chutar a bola por cima da antiga cobertura da arquibancada, que tinha mais de 35 metros de altura.

Mas os dois que superaram a muralha de concreto não conseguiram a proeza com facilidade. Para transpor a estrutura do Mineirão, Nelinho e Paulo Roberto tentaram várias vezes até obterem sucesso.

Relembre as façanhas

Nelinho, ídolo da torcida do Cruzeiro e do Atlético-MG e que disputou duas Copas do Mundo pela Seleção Brasileira, em 1974 e 1978, era conhecido pela potência e precisão com que batia na bola. O lateral-direito foi desafiado a acertar um chute que transpusesse a cobertura, em 1979. O craque aceitou a proposta e concluiu com uma pancada que descreveu uma curva perfeita.

Já Paulo Roberto Costa, que jogou no Cruzeiro em duas oportunidades, além de ter defendido também o Atlético-MG, em sua primeira passagem pela Raposa, em 1993, foi desafiado a repetir o feito. Exímio batedor de faltas, Paulo Roberto tinha um forte chute, e a comparação com Nelinho era uma consequência inevitável. O jogador também conseguiu cumprir o desafio (Reveja como foi no vídeo ao lado).

Dificuldade maior com a reforma

Durante as obras, alpinistas escalaram os quase 40 metros de altura para instalar uma estrutura que complementou o anel superior da cobertura do Mineirão, superados pelos jogadores. Sobre uma estrutura metálica foi colocada uma membrana autolimpante, feita de dióxido de titânio, que permite a passagem de luz e é resistente contra intempéries. Além disso, o gramado do estádio foi rebaixado em 3,4 metros para melhorar a visibilidade das cadeiras que estão posicionadas no local onde ficava a antiga geral.

Essas e outras modificações fizeram com que o Mineirão ficasse mais moderno e bonito, só que também mais alto. O jogador da atualidade que quiser realizar o feito de Nelinho e Paulo Roberto terá mais dificuldades, mas será eternizado no time dos jogadores que fizeram história no estádio.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/33331/visualizar/