Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sexta - 25 de Novembro de 2005 às 23:33

    Imprimir


Três das quatro cidades que ficam no extremo norte do Piauí, no litoral do Estado, estão praticamente isoladas por dunas. Os gigantescos montes de areia, que mudam de lugar de acordo com a intensidade do vento, nos últimos dias vêm interditando constantemente a região, um dos pontos turísticos mais visitados do estado.

As cidades litorâneas de Parnaíba, Ilha Grande, Luís Correia e Cajueiro da Praia (as três últimas, principalmente) estão com suas vias prejudicadas. A ligação entre Luís Correia e Cajueiro da Praia já não é mais feito pela maioria das vias. E a ligação desses dois municípios ao Ceará também é feita precariamente, tudo impedido por dunas que tomam as estradas e provocam areais.

A BR 402, que liga o extremo Norte do Piauí ao Oeste do Ceará está praticamente intransitável graças às dunas. As rodovias estaduais PI 116, PI 210 e PI 315, que fazem a interligação de Parnaíba, Luís Correia, Cajueiro da Praia e Ilha Grande, também sofrem ação das dunas e têm mais de 20 trechos interrompidos pela areia, que atolam até veículos fabricados para situações adversas.

Os gigantescos montes de areia interditam estradas, promovem atoleiros e ainda são uma verdadeira armadilha móvel para os milhares de turistas que diariamente freqüentam as belezas naturais da região. A cidade de Parnaíba é entrada do Delta do Parnaíba, um dos locais mais belos do Brasil.

Autoridades das quatro cidades, notadamente de Luís Correia, propagaram nesta sexta-feira que por diversas vezes procuraram os órgãos estaduais para a solução do problema que até agora prossegue. A maior preocupação é que a partir de dezembro a região quintuplica o número de turistas, podendo haver problemas com os que visitam o Piauí.

A região atingida pelas dunas tem como foco principal da economia o turismo. Em anos anteriores o problema foi minimizado com o trabalho de escavadeiras que quase que diariamente faziam a desobstrução das pistas, visto que é impossível se evitar a formação de dunas.





Fonte: JB Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/333336/visualizar/