Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 25 de Novembro de 2005 às 22:50

    Imprimir


Tóquio - O primeiro-ministro do Japão, Junichiro Koizumi, expressou ao ministro das Relações Exteriores iraquiano, Hoshyar Zebari, o compromisso de seu governo em continuar apoiando os esforços de reconstrução do Iraque. O gesto foi interpretado pela imprensa japonesa como uma alusão à possível ampliação da estadia, no Iraque, dos 600 soldados japoneses estacionados na localidade de Samawa, no sul do país.

Koizumi "nos garantiu que o Japão levará adiante sua assistência e seu compromisso de ajudar o povo iraquiano a construir um governo democrático", declarou à imprensa Zebari, que, durante a visita a Tóquio, pediu a prorrogação do mandato das forças japoneses em Samawa.

Espera-se que nas próximas semanas o governo japonês decida se prolonga a mobilização das unidades das Forças de Autodefesa japonesas no Iraque, cuja estada em Samawa termina em 14 de dezembro. Koizumi já assinalou em outras ocasiões que é partidário de prorrogar a missão militar japonesa, desde que o governo iraquiano peça e que as condições de segurança da área permitam.

Os soldados japoneses empreendem vários projetos de reconstrução nessa área do sul do Iraque e, conforme estabelece a Constituição pacifista japonesa, não podem fazer uso de suas armas, motivo pelo qual a defesa da base que ocupam dependeu, até agora, de tropas holandesas e britânicas.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/333340/visualizar/