Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sexta - 25 de Novembro de 2005 às 19:25

    Imprimir


O deputado estadual Fernando Monteiro (PFL) denunciou que a água utilizada para abastecimento humano no Semi-árido do Piauí, na região dos municípios de Simplício Mendes, São Francisco de Assis do Piauí, Caridade e Pio IX, está contaminada e não é própria para o consumo humano. A constatação, segundo Monteiro, foi feita pelo padre alemão Geraldo, que está na região há 30 anos, através de uma análise de laboratório. Monteiro destacou que a população não tem outra alternativa, a não ser consumir a

água. "Eu pude constatar isso in loco. Fui a São Francisco e vi a população se enganando e sem alternativa de abastecimento. Digo enganando, porque eles pegam uma lata d¿água, jogam dentro de uma caixa d¿água e ligam o chuveiro, como se estivessem se banhando realmente de chuveiro", comentou.

O deputado disse que não pode dizer qual o tipo de contaminação da água, mas que a informação foi dada pelo padre alemão. "Não sei qual é a contaminação. O padre me confirmou que foi feita análise e deu a contaminação. Não sei se são coliformes fecais, produtos químicos, minerais ou outra coisa". Monteiro quer formar uma comissão na Assembléia Legislativa do Piauí para verificar a natureza da contaminação e a alternativa de abastecimento para a população.

Ele acusou o Governo do Estado de ser omisso no atendimento das necessidades das famílias que habitam aqueles municípios. O deputado também alertou para a comercialização de água na região. Segundo ele, a lata de água é vendida entre R$ 0,50 e R$ 1, dependendo da distância. "Isso é um absurdo e não pode continuar desta maneira. A carência é demais e tudo depende da água, que é um bem de primeira necessidade".

A Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) do Piauí não confirmou a contaminação, ou mesmo a análise feita naquela região. O diretor da CPRM, Francisco Batista Teixeira, foi procurado pela reportagem, mas não foi localizado. A secretária da Companhia informou que a maioria dos técnicos está viajando a trabalho, realizando cursos.





Fonte: Agência Nordeste

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/333369/visualizar/