Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 25 de Novembro de 2005 às 17:40

    Imprimir


O Haiti adiou sua eleição presidencial pela terceira vez. O pleito foi marcado para o dia 8 de janeiro, junto com as eleições parlamentares, e o segundo turno será disputado no dia 15 de fevereiro, disse Jerson Richeme, do conselho eleitoral.

As eleições para os governos locais serão realizadas no dia 5 de março, acrescentou ele.

"Este é o cronograma final, que foi decidido depois de levar em conta todas as contingências", disse Richeme.

O pleito estava inicialmente marcado para meados de novembro, para cumprir a exigência constitucional de que o novo governo esteja instalado até o dia 7 de fevereiro. Mas a eleição teve de ser adiada mais de uma vez por causa de problemas nos preparativos, da violência política e da instabilidade no país, o mais pobre das Américas.

A disputa havia sido remarcada para o dia 27 de dezembro, antes do último adiamento. Serão as primeiras eleições nacionais desde a derrubada do ex-presidente Jean-Bertrand Aristide, numa revolta armada, em fevereiro de 2004.

Partidos políticos e observadores internacionais haviam reclamado da data, já que a realização da votação no meio dos feriados de Natal e Ano Novo poderia resultar numa alta abstenção.

Também haviam afirmado que não haveria tempo suficiente para o conselho para treinar os mesários e distribuir os títulos eleitorais. A data acabou não sendo ratificada pelo conselho eleitoral, que possui nove integrantes.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/333392/visualizar/