Repórter News - reporternews.com.br
Polícia Brasil
Sexta - 25 de Novembro de 2005 às 14:00

    Imprimir


O Gaeco -- Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado, deflagrou na manhã desta sexta-feira (25) a segunda etapa da Operação Quimera. Desta vez, foram expedidos 8 mandados de prisão contra fiscais da secretaria estadual de Fazenda.

Pela manhã, 3 foram presos, são eles: Joacyl Múcio de OLiveira -- candidato derrotado a vereador em Várzea Grande, conhecido como 'guarita', Alcemiro Machado, preso em Rondonópolis e Jair Gomes de Souza.

Estão foragidos: Benedita Samira Duque Matoso, Antônio Leite da Costa, Carlos de Almeida Neto, Marco Aurélio Pommat Maia e Sílvio Moraes.

Segundo a delegada titular da delegacia fazendária, Lusia Machado, todos os envolvidos já haviam sido detectados na primeira operação. Eles também serão indiciados por corrupção ativa. "Esse é o segundo momento, mas eles poderiam ter sido presos na primeira operação. Isso só não ocorreu por causa do excesso de pessoas envolvidas na época", esclareceu a delegada.

A Operação Quimera foi deflagrada em setembro. Na ocasião, foram expedidos mandados de prisão contra 8 fiscais de tributos, 5 intermediários e 10 empresários. O Gaeco investiga a sonegação em MT que segundo estimativa teria atingido R$ 400 milhões somente no primeiro semestre deste ano.

O Golpe

O golpe teria acontecido em postos de inspeção nas estradas de acesso ao Estado. Em troca de propina, os fiscais ocultariam a terceira via de notas ficais de mercadorias que chegavam ao Mato Grosso. Os documentos deveriam ser encaminhados à secretaria da Fazenda para o recolhimento de ICMS.

Os fiscais teriam procurado as empresas para oferecer a possibilidade de destruir a terceira via de nota fiscal de suas mercadorias, o que liberaria os empresários do pagamento de impostos. Ao invés de pagar os 17% correspondentes ao ICMS, o interessado pagaria em torno de 3% a 4% do valor da nota para os fiscais.

O esquema funcionava desde 1999.





Fonte: Do MidiaNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/333459/visualizar/