Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 25 de Novembro de 2005 às 13:46
Por: Andréa Martins

    Imprimir


A origem do bairro Aroeira, em Cuiabá, e os problemas na infra-estrutura enfrentados pelos moradores serão abordados em documentário. O vídeo está sendo produzido por 15 alunos da Escola Estadual Diva Hugueney Siqueira Bastos, contemplados com o projeto Cinemagora.

O projeto, viabilizado pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC), por meio da Lei do Fundo de Incentivo à cultura, visa oportunizar aos alunos beneficiados, conhecimentos gerais de cinema, fotografia e televisão. “Eles aprendem todas as etapas da produção de um vídeo: roteiro, direção, pesquisa do tema, como abordar o entrevistado, quais são os equipamentos necessários e a forma de manuseá-los, entre outras coisas que envolvem a arte audiovisual”, explicou a coordenadora do projeto, Magna Domingos.

A iniciativa já beneficiou alunos das escolas estaduais “Rafael Rueda” e “Presidente Médici”. Na Diva Hugney, o curso, com duração de 30 horas, iniciou na segunda-feira (21) e termina nesta sexta-feira (25). “Além da parte teórica, eles aprendem na prática a produzir um vídeo. Os alunos da unidade escolar, em decisão conjunta, optaram por fazer um documentário sobre o bairro Aroeira”, frisou o radialista Cristiano Costa.

A escolha do tema do documentário foi aplaudida pela Superintendente Adjunta de Ensino e Currículo da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Rita de Cássia Menegão, que acompanhou as gravações nesta quinta-feira (24.11). Também participou das gravações, o gerente de Políticas Curriculares da Seduc, Suelme Evangelista.

“Os alunos têm uma maior aproximação da linguagem do cinema, que é arte, cultura, informação e entretenimento e ao mesmo tempo, estudam a história do bairro onde residem, o que ajuda na construção da identidade”, observa a superintendente adjunta.

Feliz por participar do projeto, o estudante Agnaldo Joaquim Soarez, de 20 anos, garante que aprendeu a manusear a filmadora, a maquina fotográfica e ainda a produzir um vídeo. “Nunca tinha tido contato com estas tecnologias e adorei. Gostei tanto que quero fazer faculdade de Rádio e TV”, revelou. Estado.





Fonte: Assessoria/Seduc-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/333463/visualizar/