Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 25 de Novembro de 2005 às 12:55

    Imprimir


Uma delegação de parlamentares japoneses, que devia viajar este fim de semana para a China, cancelou sua visita, o que é considerado por muitos um novo episódio da grave crise diplomática entre os dois gigantes asiáticos. Os 10 parlamentares, que pertencem a uma associação de amizade sino-japonesa de 350 representantes de todas as tendências, tinham planejado estar na China durante quatro dias a partir de domingo.

Sua visita foi adiada a um data indeterminada. Segundo a agência de notícias Jiji, o cancelamento se deve a rejeição do presidente Hu Jintao e de outros dirigentes chineses a receber a delegação japonesa.

A China pediu a seus dirigentes japoneses para colocar um fim a suas visitas ao santuário patriótico de Yasukuni em Tóquio, que considera um símbolo do militarismo japonês.

Este santuário xintoísta rende homenagem às almas de 2,5 milhões de japoneses mortos pela pátria, entre os 14 criminosos de guerra condenados pelos aliados depois de 1945.

A última visita, no dia 17 de outubro, do primeiro-ministro japonês Junichiro Koizumi ao santuário de Yasukuni em Tóquio provocou reações de Pequim.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/333487/visualizar/