Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sexta - 25 de Novembro de 2005 às 10:00

    Imprimir


Um levantamento realizado por um entidade ligada à ONU (Organização das Nações Unidas) revela que o desmatamento no Brasil foi o mais intenso em todo o planeta nos últimos seis anos, acumulando mais de 18 milhões de hectares devastados no período.

Os pesquisadores da FAO (Organização do Alimento e da Agricultura da ONU) acrescentaram que o índice de devastação das florestas brasileiras entre 2000 e 2005 chegou a 3,1 milhões de hectares por ano, totalizando 18,6 milhões de hectares.

Esta vasta região florestal destruída (principalmente na Amazônia, na Mata Atlântica, nas Araucárias e no Cerrado) equivale a 3,89% da cobertura vegetal do país, que é de cerca de 478 milhões de hectares (segunda maior área do planeta, atrás somente da Rússia).

A área ocupada por florestas no Brasil vem diminuindo gradualmente nos últimos quinze anos, embora o ritmo de devastação tenha diminuído sensivelmente. Entre 1990 e 2005, a sua extensão caiu 42 milhões de hectares (cerca de 8% da área em 1990).

Com a devastação intensa no país, a América do Sul também lidera o ranking entre os continentes, atingindo uma área de 4,3 milhões de hectares por ano, enquanto que na África (segundo colocado), o total chega a 4 milhões de hectares por ano.

Segundo os especialistas, apesar do grande desmatamento que ainda é verificado na maior parte do planeta, o índice de perda de florestas vem caindo nos últimos anos, passando de 8,9 milhões de hectares/ano na década de noventa para 7,3 milhões de hectares/ano no período entre 2000 e 2005.





Fonte: 24 HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/333534/visualizar/