Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 25 de Novembro de 2005 às 09:52

    Imprimir


Fim de ano chegando, fica cada vez mais difícil evitar a correria das compras e o aumento do volume de consumidores no comércio.

Ainda que presentear seja um ato de carinho, é importante lembrar que os primeiros meses do ano sempre acumulam muitos pagamentos, como viagens, matrícula na escola das crianças, IPTU e outros impostos. Confira algumas dicas do Procon-MT para evitar a inadimplência logo no início de um novo ano.

A primeira dica aos consumidores é gastar somente aquilo que tem disponível. Calcule tudo que irá receber, considerando bônus, décimo terceiro, salário e extras. Faça uma estimativa dos gastos que terá no próximo mês e o que julga não ser possível pagar somente com o salário. Lembre-se das dívidas pendentes, pode ser uma chance de se livrar delas. Assim é possível ter uma visão clara do valor que irá sobrar para as compras de Natal.

O segundo passo é pesquisar sempre os melhores preços, a vasta gama de produtos disponíveis nas prateleiras e condições de pagamento. Ainda que muitos preferem as compras parceladas, nunca deixe de conferir os juros embutidos. Pesquise os melhores preços e condições de pagamento. O consumidor deve estar informado sobre o valor total do produto a vista e a prazo.

E para quem não quer bater pernas por aí, evitando o tumulto das lojas, pode optar pelas compras na Internet. A Internet é uma boa opção, mas requer todo cuidado. O Procon alerta para a compra em sites pouco conhecidos e confiáveis. A pesquisa pela vasta gama de produtos, preços, condições de pagamento e principalmente, a data limite para a entrega dos produtos também são muito importantes. Por medida de segurança, confira e imprima todos os documentos relativos à compra, inclusive as propagandas publicitárias.

Ao receber o produto, verifique se o produto solicitado não está violado. O importante é assinar o comprovante de entrega com a certeza de que o produto encontra-se em perfeitas condições.

No caso de presentes como roupas, converse com a vendedora se é possível efetuar a troca do produto se a pessoa que receber o presente não gostar da cor ou o seu tamanho não estiver de acordo com o entregue. Peça algum comprovante para ser apresentado na hora da troca. As lojas não são obrigadas a efetuar trocas se o produto adquirido não apresentar algum defeito.

Na compra de brinquedos, confira na embalagem se o produto é adequado para a faixa etária. As informações devem constar na embalagem em português e de forma clara. Compre produtos que estejam certificados com o selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial)

É importante verificar nas cestas se os alimentos apresentam informações como: data de validade, composição, quantidade e dados do fabricante ou importador. E não se esqueça de exigir a nota fiscal.

Vale lembrar que agora, o consumidor possui uma ferramenta para conferir o histórico das empresas e serviços. Para saber das empresas e serviços que estão lesando os consumidores, faça uma pesquisa prévia no site do sindec:

www.mj.gov.br/dpdc/sindec. Através do site, você encontra dados dos fornecedores de outros estados também. Para mais informações, os telefones disponíveis do Procon são: (65) 3322-9014 / 151.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/333544/visualizar/