Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 25 de Novembro de 2005 às 09:33

    Imprimir


A proposta para controle sanitário da produção de aves de corte em Mato Grosso está sendo finalizada pelo Fórum Estadual de Avicultura. O projeto de lei será encaminhado pelo governo do Estado à Assembléia Legislativa.

Os últimos detalhes do projeto foram dados pelo Fórum em reunião, na última quarta-feira, na sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) que contou com a participação de representantes dos produtores rurais, Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), Empresa Mato-grossense de Pesquisa e Extensão Rural (Empaer), Banco do Brasil e das empresas Sadia e Anhambi.

Se preparando para despontar no mercado, Mato Grosso não quer apenas ser um dos maiores, mas o melhor produtor de aves de corte do Brasil. Por isso, está saindo na frente e elaborando sua própria lei para disciplinar o setor, com prioridade para a questão da biosseguridade da produção, visando, principalmente, a sanidade animal.

O objetivo da lei é promover e estimular a avicultura, dentro dos padrões exigidos pelos mercados local, nacional e internacional. De acordo com o fórum, nenhum estado brasileiro possui uma legislação para regulamentar a produção de aves de corte, nem o próprio Ministério da Agricultura. A instrução normativa do ministério refere-se apenas à produção de matrizes.

CRESCIMENTO - Mesmo sendo uma atividade nova, a produção de frangos está se expandindo rapidamente no Estado e já conta com aproximadamente 300 produtores. Este ano, a estimativa de produção é de 60 milhões de cabeças, sendo que 30% deste total são exportados. Para o setor, isso significa um crescimento de 6% em 2005 em relação ao ano passado. Índice inferior ao previsto para outros estados que estão há mais tempo na atividade, como Paraná e São Paulo, que devem alcançar um crescimento de 10%.

O consultor de Pecuária da Famato, Luiz Carlos Meister, aponta Mato Grosso como um dos maiores produtores mundiais de aves de corte num futuro próximo. “Mato Grosso ainda dá os primeiros passos neste setor. Porém é o estado com o maior potencial de expansão considerando aspectos importantes: é o maior produtor de soja e caminha para ser também o maior produtor de milho do Brasil, produtos que podem ser transformados em alimento para as aves, aumentando o valor agregado e, assim, alavancar o setor secundário que é a indústria e o terciário, que é o de serviços. Esta atividade (a avicultura) certamente vai viabilizar o Estado economicamente, promovendo a geração de emprego e iniciando uma nova fase na comercialização para os mercados nacional e internacional”, disse Meister.

INVESTIMENTOS - Por outro lado, apesar das excelentes perspectivas de crescimento da avicultura em Mato Grosso, o presidente do Fórum Estadual, Aléssio Di Domenico, se mostra preocupado com a falta de investimento no setor. Até agora, segundo ele, os produtores estão se mantendo com seus próprios recursos. Faltam investimentos para executar projetos de infra-estrutura e instalação de novos aviários. Domenico garante que existem recursos oriundos do Fundo Constitucional do Centro Oeste (FCO) destinados à atividade, no entanto, o excesso de burocracia não permite que os produtores tenham acesso ao dinheiro.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/333559/visualizar/