Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 24 de Novembro de 2005 às 23:50

    Imprimir


Um relatório divulgado nesta quinta-feira pelo Observatório Europeu de Drogas e Toxicomanias (OEDT) informa que o consumo de cocaína e ecstasy vem aumentando na Europa. O documento destaca que o uso do ecstasy superou as anfetaminas, tornando-se a segunda droga mais usada depois da maconha na Europa.

Em relação à cocaína, entre 3 e 3,4 milhões de pessoas na Europa consumiram a droga recentemente. Segundo o o diretor do OEDT, Wolfgang Goetz, a cocaína é responsável por 10% das mortes vinculadas a drogas na Europa. Goetz ainda ressaltou que não existem tratamentos nem medidas preventivas específicas, cujo desenvolvimento "deve ser levado a sério".

O OEDT avaliou que o número de pessoas que fazem uso "problemático" de drogas na UE está entre 1,2 e 2,1 milhões de pessoas. A organização destacou que "o uso de drogas na Europa é um fenômeno que afeta principalmente os jovens, particularmente os homens jovens". A droga continua sendo "uma das principais causas de morte entre os jovens da Europa", acrescentou.

Entre as tendências importantes observadas neste relatório, feito a partir de dados de 2003, Goetz também insistiu em que 530 mil europeus, principalmente cidadãos dos "velhos" países da UE, receberam tratamento substitutivo. Este número se multiplicou por sete durante a última década.

Os 10 novos Estados-membros, além de Bulgária e Romênia têm apenas 1% de pacientes que seguem este tratamento e Goetz pediu aos países da UE que "aumentem seus esforços para fazer estas disparidades desaparecerem".

Com relação às políticas de luta contra as drogas, Marcel Reimen, presidente do OEDT, destacou que os Estados da UE "privilegiam agora a terapia, no lugar da repressão". Esta organização considerou que a prisão é "um meio particularmente pernicioso" para os consumidores regulares de drogas.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/333631/visualizar/