Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 24 de Novembro de 2005 às 20:40

    Imprimir


O vulcão Galeras, situado no sudoeste da Colômbia, intensificou sua atividade nesta quinta-feira ao liberar gases e cinzas e apresentar um aumento em sua ação sísmica, o que obrigou autoridades a elevarem ao máximo o nível de alerta.

O vulcão registrou nesta madrugada a mais importante de suas erupções, desde sua reativação no final dos anos 80. A maioria de suas erupções foram leves e sem grandes conseqüências para a população do sul da Colômbia.

O Galeras está entre os 15 vulcões mais monitorados pela comunidade científica mundial. Ele retomou sua atividade vulcânica em fevereiro de 1989, depois de uma inércia de quase 40 anos. Desde então foram registradas várias pequenas erupções.

As mais importantes ocorreram nos dias 16 de julho de 1992 e 14 de janeiro de 1993. A última, que aconteceu no momento em que um grupo de vulcanólogos colombianos e estrangeiros realizava uma visita à área da cratera, provocou a morte de seis pessoas, as únicas vítimas recentes da atividade do vulcão.

Sua cratera está localizada a nove quilômetros da cidade de Pasto (400 mil habitantes), de onde se pode contemplá-la. Alguns dos povoados mais antigos da região lembram que sua última grande erupção ocorreu em 1936, quando pedras incandescentes atingiram as casas das redondezas.

O nome Galeras foi escolhido pelos conquistadores espanhóis que o descobriram em 1580, por sua semelhança física com os barcos ou galeras. Em seu sopé estão localizados outros sete povoados, entre eles os de Sandoná, Nariño e La Florida, com cerca de 10 mil habitantes.

No setor sul do vulcão, ocorreu no dia 7 de abril de 1822 a batalha de Bomboná, na qual as tropas lideradas por Simón Bolívar derrotaram os que se opunham à declaração de independência.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/333653/visualizar/