Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 24 de Novembro de 2005 às 20:04

    Imprimir


As autoridades de Belgrado apresentaram hoje ao mediador internacional nas negociações do estatuto do Kosovo, Martti Ahtisaari, suas posturas sobre o futuro dessa província meridional sérvia povoada por maioria independentista albanesa.

O primeiro-ministro da Sérvia, Vojislav Kostunica, entregou a Ahtisaari uma resolução aprovada no último dia 21 pelo Parlamento sérvio como plataforma negociadora, que exclui a independência do Kosovo, à qual aspira a maioria albano-kosovar, e advoga por uma máxima autonomia da província.

Segundo o comunicado governamental sérvio, Kostunica expôs ao finlandês Ahtisaari as posturas básicas desse documento e lhe informou sobre a formação da equipe estatal que participará das negociações sobre o futuro estatuto do Kosovo.

Esse grupo negociador, que foi designado hoje pelo Governo sérvio, será liderado por Kostunica e pelo presidente da Sérvia, Boris Tadic. Farão parte dele, além de outros funcionários, representantes da minoria sérvia do Kosovo.

Ahtisaari também se reuniu hoje em Belgrado com o ministro de Exteriores da Sérvia e Montenegro e membro da equipe negociadora, Vuk Draskovic, e tem previsto fazer o mesmo amanhã com Tadic e com o Patriarca da Igreja Ortodoxa Sérvia, Pavle.

O mediador internacional e seu adjunto iniciaram na segunda-feira em Pristina, capital kosovar, sua viagem por vários países da região como fase prévia às negociações sobre o estatuto do Kosovo, que poderiam começar dentro de algumas semanas.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/333660/visualizar/