Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 24 de Novembro de 2005 às 19:33

    Imprimir


O argelino Abbas Boutrab, supostamente ligado à Al Qaeda, foi declarado culpado hoje por um tribunal norte-irlandês por baixar da internet instruções para elaborar explosivos com fins terroristas, informaram fontes judiciais.

Boutrap, de 27 anos, foi detido há dois anos e meio na cidade norte-irlandesa de Newtownabbey por delitos de imigração, mas depois a Polícia encontrou em sua residência vários disquetes de informática com manuais para a elaboração e detonação de bombas caseiras em aviões.

O tribunal que o julgou afirmou hoje que a informação encontrada em seu poder, baixada da internet em um computador da Biblioteca Central de Belfast, no dia 23 de janeiro de 2003, poderia ser usada por terroristas.

Além disso, o juiz instrutor explicou que as remodelações feitas por Boutrap no circuito eletrônico de um rádio demonstravam sua intenção de cometer ações criminosas.

A Polícia norte-irlandesa (PSNI) também encontrou no domicílio do suspeito instruções para a construção de um silenciador de rifles e vários documentos de identidade e passaportes falsos.

Boutrap permanecerá sob custódia policial até que o tribunal dite sua sentença, no próximo dia 19.

O acusado é o primeiro suposto membro da Al Qaeda julgado na Irlanda do Norte de acordo com o sistema de tribunal sem júri conhecido como "Diplock", com o qual terroristas republicanos e unionistas têm sido processados até agora.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/333666/visualizar/