Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 24 de Novembro de 2005 às 03:09

    Imprimir


Washington - O presidente dos EUA George W. Bush assinou na quarta-feira medida ordenando o congelamento dos bens de 33 instituições e 128 pessoas do Zimbábue, incluindo o presidente do país, Robert Mugabe. Bush, que já havia adotado sanções contra Mugabe e outros 75 membros do governo em 2003, disse ter sido obrigado a agir de novo por causa da "deterioração das condições no país".

"O governo continua a suprimir grupos de oposição e a sociedade civil, a minar a mídia independente, a ignorar decisões dos seus tribunais e a se recusar a entrar em negociações significativas com outros atores políticos", indicou Bush em uma carta a líderes do Congresso americano.

A lista de 128 nomes inclui os 76 citados dois anos atrás e, segundo a Casa Branca, atinge quem "obstrui a reforma democrática no Zimbábue". A medida também proíbe cidadãos americanos de manter negócios com essas pessoas.

Mugabe - Robert Mugabe chegou ao poder em 1980, com o fim do domínio branco sobre a antiga Rodésia após o acordo de Lancaster House, que garantiu as propriedades da minoria de origem européia e estendeu o direito de voto aos negros.

Eleito primeiro-ministro numa votação democrática, Mugabe ampliou sua maioria no Parlamento em 1985 e dois anos depois começou a investir contra a minoria branca, retirando as cadeiras cativas que ela tinha no Parlamento.

No mesmo ano, ele se tornou presidente e em 1989 fundiu seu partido, a Zanu, com a Zapu de Joshua Nkomo, seu antigo rival, formando a Zanu-PF. Mugabe foi reeleito em 1990, 1996 e 2002, neste último ano sob acusações de fraudes eleitorais feitas pela oposição e por observadores internacionais.





Fonte: AE-BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/333911/visualizar/