Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 23 de Novembro de 2005 às 21:25

    Imprimir


Monróvia - Resultados oficiais confirmaram que Ellen Johnson-Sirleaf foi a vencedora da primeira eleição presidencial na Libéria no período posterior à guerra civil. Com isso, Johnson-Sirleaf transforma-se na primeira mulher eleita para liderar um país africano.

Simpatizantes comemoravam durante a passagem da comitiva de Johnson-Sirleaf por Monróvia, a capital liberiana, ainda com marcas de uma guerra civil que resultou na morte de dezenas de milhares de pessoas.

"Estou muito contente com a vitória, mas tenho consciência dos grandes desafios que terei pela frente", declarou Johnson-Sirleaf, de 67 anos, em entrevista à rádio da Organização das Nações Unidas (ONU). "Agradeço ao povo liberiano."

De acordo com os resultados finais divulgados hoje, Johnson-Sirleaf obteve 59,4% dos votos válidos. Seu rival, o ex-jogador de futebol George Weah, obteve 40,6% dos votos no segundo turno, disputado em 8 de novembro, informou Frances Johnson-Morris, presidente da Comissão Eleitoral. Entretanto, dirigentes do campo de Weah disseram que ele ainda se recusa a admitir a derrota, mantendo denúncias de urnas infladas com votos fraudulentos. Segundo observadores internacionais, no geral, as eleições foram limpas.

"Estamos questionando o processo como um todo", disse Eugene Magbe, presidente do Congresso pela Mudança Democrática, partido de Weah. "As eleições foram fraudadas", denunciou. A posse de Johnson-Sirleaf está marcada para janeiro, quando ela deverá passar a liderar a mais antiga república africana, na posição de primeira mulher eleita para governar um país do continente.





Fonte: AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/333933/visualizar/