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Tecnologia
Quarta - 23 de Novembro de 2005 às 20:20
Por: Jonathan Stempel

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Os consumidores que fazem compras e transações bancárias online acreditam que os criminosos não têm planos de descansar na temporada de festas.

Uma pesquisa divulgada esta semana pelo grupo de computação Sun Microsystems demonstra que embora três quartos dos consumidores adultos que usam computadores planejam comprar alguns de seus presentes online, 67 por cento deles temem que haja criminosos à espreita para roubar seus dados pessoais. E 83 por cento dos participantes da pesquisa consideram que o roubo de identidade é a ameaça maior na época de festas de final de ano.

No entanto, esses mesmos consumidores esperam que as empresas que transacionam pela Internet sejam responsáveis por sua segurança. Cerca de 83 por cento deles dizem que trocariam ou considerariam trocar de banco caso descobrissem que seus dados pessoais foram roubados, perdidos ou divulgados sem consentimento prévio. E 90 por cento afirmam que empresas de varejo que comprometessem seus dados não mais os teriam como clientes.

"Os consumidores estão tentando superar o medo", disse Sara Gates, vice-presidente de administração de identidade da Sun, em entrevista. "A conscientização quanto às identidades online é maior do que imaginávamos. Cabe às empresas agir para reforçar a confiança".

A pesquisa foi conduzida depois de um ano repleto de incidentes que receberam grande destaque na mídia, envolvendo roubo, perda ou acesso impróprio a dados pessoais de 50 milhões de norte-americanos, entre os quais senadores federais e oficiais da força aérea. Dez milhões de norte-americanos são vítimas de roubo de identidade a cada ano, estima a Federal Trade Commission.

E durante as compras de final de ano, os criminosos têm milhões de potenciais alvos.

O Conference Board anunciou na terça-feira que 34 por cento dos consumidores comprarão presentes na Internet, contra 33 por cento no ano passado, e que livros, roupas, sapatos, brinquedos, filmes em vídeo e DVD e CDs são as principais escolhas.

Uma pesquisa da rede de TV ABC, divulgada na quarta-feira, estima que 31 por cento dos norte-americanos farão compras online e que o índice sobe de acordo com o nível de educação e renda do consumidor.

A JupiterResearch, subsidiária da Jupitermedia, prevê 18 por cento de alta nas vendas online da temporada natalina norte-americana deste ano, para 26 bilhões de dólares.





Fonte: Reuters

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