Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 23 de Novembro de 2005 às 19:33

    Imprimir


O secretário do Conselho de Segurança Nacional do Irã, Ali Lariyani, disse hoje que o enriquecimento de urânio deve servir de base para as negociações sobre energia nuclear.

"Em caso de reatamento das negociações nucleares do Irã, o (principal) assunto deve ser o enriquecimento de urânio por parte do Irã", disse Lariyani, segundo informou a agência oficial de notícias Irna.

Lariyani fez estas declarações após reunir-se com Abdulah Abdulah, ministro afegão de Assuntos Exteriores, que se encontra de visita oficial a Teerã.

"O reatamento das negociações (nucleares) devem ter um marco, um propósito e uma data concreta", ressaltou Lariyani, advertindo que, caso contrário, o diálogo não seria "construtivo nem frutífero".

O alto representante da Segurança Nacional iraniano acrescentou que "o anúncio do reatamento das negociações é de caráter informativo" e que nada ocorreu ainda de forma oficial.

Em relação ao possível envio do contencioso nuclear iraniano ao Conselho de Segurança das Nações Unidas, Lariyani insistiu que este cenário carece de seriedade.

"Para nós, não existe uma lógica pela qual a questão nuclear do Irã deva ser remetida perante o Conselho da Segurança das Nações Unidas", disse.

Quanto à reunião de amanhã do Conselho de Governadores da Agência Internacional de Energia Atômica, Lariyani previu que haja "um caminho mais moderado", e desmentiu que tenha havido uma proposta russa para enriquecer, em seu território, urânio ao Irã.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/333953/visualizar/