Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 23 de Novembro de 2005 às 17:44

    Imprimir


A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, atiçou o debate sobre a retirada do Iraque, ao afirmar que é provável que os Estados Unidos não precisem manter os atuais níveis de tropas "por muito mais tempo" no país árabe.

Em entrevistas transmitidas pela TV, Rice destacou a melhora na formação das tropas iraquianas como o elemento estratégico que permitiria a retirada dos EUA.

"Não acho que os soldados americanos precisam estar ali nos níveis atuais durante muito mais tempo", disse Rice em entrevista ontem à noite ao programa Fox News, acrescentando que as forças iraquianas têm um papel cada vez mais destacado na luta contra os grupos insurgentes.

"Os iraquianos continuam melhorando em funcionamento e não só em números", disse Rice à rede de televisão CNN.

A Casa Branca sofre uma pressão crescente no Congresso americano para estabelecer um calendário para a retirada, algo que, por enquanto, os responsáveis americanos se negaram a fazer.

O presidente George W. Bush sustenta que as tropas ficarão no Iraque o tempo que for necessário para garantir a estabilidade no país.

O jornal The Washington Post afirma, em sua edição de hoje, que o Pentágono pretende reduzir o número de brigadas de combate no Iraque de 18 para 15 no início do ano que vem, um plano que será levado a cabo a menos que haja grandes contratempos no país árabe.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/333975/visualizar/