Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 23 de Novembro de 2005 às 15:19

    Imprimir


Paris - A nova chefe de governo da Alemanha, Angela Merkel, fazendo da política externa uma prioridade em seu primeiro dia no cargo, foi à França para se reunir com o presidente Jacques Chirac. Em Paris, ela disse que os laços estratégicos da União Européia com a Turquia são importantes, mas que a integração do país ao bloco será lenta. Conservadores alemães, o principal grupo político de apoio a Merkel, tendem a ser céticos quanto à integração da Turquia à UE, que é defendida pela França.

"Uma conexão estratégica da Turquia com a Europa é importante", disse Merkel, depois de se reunir com Chirac, mas acrescentou que as negociações sobre a integração da Turquia à UE serão um "longo processo".

Jacques Chirac, que era próximo do antecessor de Merkel na chancelaria alemã, Gerhard Schroeder, sublinhou a continuidade nas relações entre França e Alemanha. Ele disse que os dois países compartilham uma visão comum para a Europa, e que um "sólido eixo franco-germânico é necessário" para que a Europa funcione bem.

A escolha de Paris como primeiro destino internacional de Merkel também é uma mensagem de continuidade na política externa alemã. Chirac disse apreciar "o sinal de estima e a honra que ela nos concede".





Fonte: AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/334011/visualizar/