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Usuários de PSP inspiram criação de obras de arte
Seis estudantes de Design de Produtos no Royal College of Art, na Inglaterra, criaram esculturas inspiradas nas formas que assumem os usuários do PlayStation Portable (PSP) enquanto jogam: encostados na parede, sentados, curvados sobre o console, quase como estátuas. Além de obras de arte, as esculturas desenvolvidas são, na verdade, móveis conceituais, concebidos como um "casulo", para serem usados na hora de jogar. A exposição, de 2 a 10 de dezembro na galeria do Royal College of Art, permitirá que os visitantes "entrem" nos móveis-estátua
Essa natureza "casulo" das peças se relaciona à experiência de jogar no PSP. A inspiração inicial para o projeto veio de observação de um grupo que jogava durante um churrasco: para afastar a luminosidade natural do dia, eles colocaram casacos e jaquetas sobre suas cabeças para criar sombra e ver melhor as telas. Apesar de não enxergarem mais um ao outro, continuaram amigavelmente a se xingar, fazer piadas e interagir uns com os outros. Os estudantes observaram, também, pessoas que, enquanto jogam, adotam posturas de verdadeiras estátuas, não se movendo e, concentradas, percebendo quase nada do que se passa ao redor.
O trabalho expressa, assim, o que os estudantes acham mais interessante no PSP e em outros dispositivos semelhantes: eles são simultaneamente objetos públicos e privados, que incentivam o compartilhamento de experiências mas, ao mesmo tempo, requerem um alto grau de isolamento e concentração. O que leva às perguntas: como os designers tratam a imaterialidade e a relativamente nova linguagem do uso desses equipamentos? Que impacto terão nos futuros padrões de vida?
Mais informações sobre o trabalho, os estudantes que o criaram e mais fotos podem ser encontradas no site do projeto, no endereço http://www.psprca.com/.
Essa natureza "casulo" das peças se relaciona à experiência de jogar no PSP. A inspiração inicial para o projeto veio de observação de um grupo que jogava durante um churrasco: para afastar a luminosidade natural do dia, eles colocaram casacos e jaquetas sobre suas cabeças para criar sombra e ver melhor as telas. Apesar de não enxergarem mais um ao outro, continuaram amigavelmente a se xingar, fazer piadas e interagir uns com os outros. Os estudantes observaram, também, pessoas que, enquanto jogam, adotam posturas de verdadeiras estátuas, não se movendo e, concentradas, percebendo quase nada do que se passa ao redor.
O trabalho expressa, assim, o que os estudantes acham mais interessante no PSP e em outros dispositivos semelhantes: eles são simultaneamente objetos públicos e privados, que incentivam o compartilhamento de experiências mas, ao mesmo tempo, requerem um alto grau de isolamento e concentração. O que leva às perguntas: como os designers tratam a imaterialidade e a relativamente nova linguagem do uso desses equipamentos? Que impacto terão nos futuros padrões de vida?
Mais informações sobre o trabalho, os estudantes que o criaram e mais fotos podem ser encontradas no site do projeto, no endereço http://www.psprca.com/.
Fonte:
Terra
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/334097/visualizar/
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