Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 23 de Novembro de 2005 às 10:55
Por: Alphonso Toweh

    Imprimir


Ex-ministra das Finanças da Libéria Ellen Johnson-Sirleaf venceu a sucessão presidencial do país, tornando-se a primeira mulher a ser eleita chefe de Estado de um país africano, a Comissão Nacional Eleitoral disse nesta quarta-feira.

A comissão disse que o resultado oficial da votação das eleições de 8 de novembro mostrou que a economista do Banco Mundial formada em Harvard bateu, com 59,4 por cento dos votos, o milionário ex-jogador de futebol George Weah, que teve 40,6 por cento da preferência dos eleitores.

"Consequentemente, Ellen Johnson-Sirleaf, tendo recebido mais de 50 por cento dos votos válidos em 8 de novembro, é assim declarada vencedora da eleição presidencial", anunciou a presidente da comissão eleitoral do país, Frances Johnson-Morris, em uma cerimônia oficial na capital Monróvia.

As autoridades eleitorais da Libéria confirmaram a vitória de Johnson-Sirleaf, apesar de ainda estarem investigando uma queixa formal de Weah de que as eleições foram fraudulentas.

Partidários do ex-jogador do Milan promoveram protestos de rua na semana passada. Alguns dos quais com violência.

Observadores internacionais elogiaram as eleições, as primeiras desde o fim de uma guerra civil de 14 anos no país do oeste africano consideradas livres e justas. Muitas centenas de observadores e 15 mil soldados das Nações Unidas, além da polícia, vigiaram as eleições.

Forças de paz da ONU protegidas com veículos blindados guardaram os arredores do edifício Centennial Pavillion, onde o resultado final foi anunciado.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/334120/visualizar/