Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Quarta - 23 de Novembro de 2005 às 09:12
Por: Joana Dantas

    Imprimir


Integração, união e elaboração de propostas na área cultural vão permear as discussões durante os dois dias da 1ª Conferência Estadual de Cultura de Mato Grosso. Na abertura, ocorrida na terça-feira (22.11), o secretário de Cultura, João Carlos Vicente Ferreira, frisou a importância e responsabilidade desse trabalho na elaboração das futuras ações de Governo.

“Esse é um momento histórico para o segmento cultural de Mato Grosso. Temos a participação de gestores e representantes municipais de todo o Estado, um público engajado nas atividades culturais que conhece bem a realidade de suas regiões, e tem responsabilidade de apresentarem as ações necessárias para alavancar e sustentar a cultura regional”, observou Ferreira.

As propostas apresentadas na Conferência Estadual farão parte do Plano Estadual de Cultura e serão encaminhadas, por meio de delegados eleitos no evento, à Conferência Nacional, em dezembro, onde serão formatadas diretrizes para o Plano Nacional de Cultura. Segundo o gerente de articulação Nacional do Ministério da Cultura, Aluísio Guapindaia, o papel de todo os Estados e ajudar a elaborar o Plano Nacional para que nele esteja refletida as diversas realidades culturais.

“Queremos implantar um novo modelo de política cultural de Estado, que não sofra com as mudanças de Governos. A partir de um plano bem constituído podemos fazer que a cultura tenha um novo foco e seja vista como elemento estratégico de desenvolvimento do país”, observou Guapindaia.

O representante do ministério afirmou que os trabalhos para a criação do Plano Nacional iniciaram nas conferências municipais ocorridas nas cidades. A segunda fase é a elaboração do Plano Estadual e, posteriormente, o Plano Nacional, este vai reunir as sugestões de todas as unidades federativas.

“Reconhecemos que o Brasil reúne uma rica e complexa diversidade cultural que nos coloca desafios na elaboração do Plano Nacional, por isso a necessidade de ouvir os anseios da sociedade”, disse Aluísio Guapindaia. O Plano Nacional será enviado como projeto de lei do Executivo federal a ser analisado pelo Congresso Nacional. Uma vez aprovado, as metas determinadas vigorarão por 10 anos.

O secretário de Turismo e Cultura de Chapada dos Guimarães (67 km ao Norte de Cuiabá), Daniel Pellegrim Sanchez, afirma que a 1ª Conferência Estadual é um grande avanço no setor cultural, uma vez que abre para discutir a política que vai nortear todas as ações tanto municipais, estaduais e nacionais. Opinião compartilhada com o representante teatral de Alta Floresta (803 km ao Norte de Cuiabá), Anderson Flores. “Essa conferência é a democratização da informação”, frisou.

O secretário adjunto de Cultura, Toco Palma, afirma que a cultura é a arte de integrar. “Esse é o objetivo dessa 1ª Conferência. Mato Grosso é referência em produção de grãos, vamos fazer ser também referência cultural”, destacou Palma.





Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/334207/visualizar/