Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 22 de Novembro de 2005 às 23:59

    Imprimir


Santiago - O juiz Carlos Cerda, responsável pelo esclarecimento da origem e do destino do patrimônio de Augusto Pinochet no exterior, declarou o ex-ditador chileno apto a enfrentar um julgamento, e rejeitou submetê-lo a novos exames médicos. Fontes judiciais confirmaram hoje que Cerda anulou a nomeação de peritos que avaliariam as condições psiquiátricas, psicológicas e neurológicas de Pinochet, medida decretada pelo juiz Sergio Muñoz, que iniciou a investigação há mais de um ano e que deixou o caso ao ser nomeado para a Corte Suprema.

Cerda preferiu juntar ao processo as análises médicas feitas por ordem de seu colega Víctor Montiglio, como parte da investigação da "Operação Colombo", movida durante a ditadura chilena contra opositores ao regime de Pinochet. Nesses exames, os peritos concluíram que Pinochet está mentalmente apto para enfrentar um processo, e que o general reformado simulou um transtorno cognitivo durante os exames realizados há algumas semanas.

Segundo as fontes, o principal argumento do juiz Cerda para tomar esta decisão foi evitar que Pinochet fosse transformado em "vítima", já que a realização de novas perícias médicas seria redundante para o militar, que na próxima sexta-feira completará 90 anos.

Com a decisão, o juiz está a um passo de processar Pinochet, como pediram os advogados de acusação Carmen Hertz e Alfonso Insunza, que consideram que há provas suficientes da responsabilidade do ex-ditador (1973-1990) nos crimes de evasão tributária, falsificação de instrumentos públicos, falsificação de passaportes e omissão de bens na declaração de renda.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/334258/visualizar/