Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 22 de Novembro de 2005 às 21:55

    Imprimir


Bagdá - Rebeldes dispararam um morteiro contra uma cerimônia dos Estados Unidos no Iraque, da qual participavam importantes autoridades. A solenidade marcava a transferência de um palácio presidencial na cidade natal de Saddam Hussein, Tikrit, para as autoridades locais. O embaixador dos EUA e o principal comandante militar americano no Iraque tiveram de correr em busca de abrigo. Ninguém ficou ferido.

Enquanto um coronel americano discursava, o disparo de morteiro caía num campo a cerca de 300 metros do palácio. O embaixador americano, Zalmay Khalilzad, e o general George Casey refugiaram-se no interior do palácio por alguns momentos, mas depois retornaram ao local da solenidade. Mais tarde, Hamad Hamoud Shagtti, governador da província, recebeu a chave simbólica do palácio, e um vice-governador hasteou a bandeira iraquiana.

Em seguida, os convidados fizeram um passeio pelo palácio, construído por Saddam para sua mãe e considerado o maior e mais suntuoso dos erguidos durante a ditadura.

O ataque durante a cerimônia foi "uma tentativa fracassada de deter o progresso que acontece a cada dia no Iraque", disse o tenente-coronel Barry Johnson, porta-voz do comando americano.





Fonte: AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/334274/visualizar/