Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 22 de Novembro de 2005 às 16:20

    Imprimir


Bruxelas - O Reino Unido concordou em escrever para o governo dos Estados Unidos, em nome da União Européia (UE), exigindo esclarecimentos sobre informes que dão conta da presença de presídios secretos mantidos pela CIA em solo europeu. A Grã-Bretanha, que exerce atualmente a presidência da UE, recebeu pedidos de diversos países para que elaborasse a carta, disseram diplomatas. O pedido foi feito durante uma reunião de ministros de Relações Exteriores do bloco europeu.

O Conselho da Europa, órgão encarregado de fiscalizar o respeito aos direitos humanos no continente, já investiga alegações de que a espionagem americana teria interrogado suspeitos de terrorismo em instalações da era soviética, na Europa Oriental.

As alegações surgiram pela primeira vez no jornal The Washington Post de dois de novembro. No dia seguinte, a ONG Human Rights Watch (HRW) informou ter evidências indicando que a CIA teria transportado suspeitos de terrorismo para a Polônia e a Romênia.

Vários países europeus investigam informes de que vôos secretos da CIA, transportando prisioneiros, teriam utilizado bases aéreas em seus territórios.





Fonte: AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/334349/visualizar/