Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Segunda - 21 de Novembro de 2005 às 20:44

    Imprimir


A Sprint Nextel anunciou nesta segunda-feira que está adquirindo sua afiliada de comunicação sem fio, a Alamosa Holdings por 3,4 bilhões de dólares, pondo fim a uma violação de contrato de exclusividade gerada quando a Sprint comprou a Nextel Communications, que opera em alguns dos mercados da Alamosa.

Os acionistas da Alamosa receberão 18,75 dólares por ação, em dinheiro, com ágio de cerca de 15 por cento ante a cotação dos papéis da empresa no fechamento de sexta-feira, conforme os termos do acordo. A transação foi avaliada em 4,3 bilhões de dólares e inclui 900 milhões de dólares em dívidas da Alamosa a serem assumidas pela Sprint.

Trata-se da quarta afiliada que a Sprint decide adquirir nos últimos meses. A empresa vem negociando operações semelhantes com seis outras companhias, já que sua aquisição da Nextel interfere com os direitos exclusivos das afiliadas à marca Sprint em suas áreas de operação.

A Sprint Nextel também está conduzindo um processo de avaliação para a Nextel Partners, antiga afiliada da Nextel. Ambas as empresas estão envolvidas em uma amarga batalha judicial sobre os valores dessa transação.

Chris King, analista da Legg Mason, disse que embora a compra da Alamosa seja mais cara do que recentes aquisições de outras afiliadas pela Sprint, o negócio dava fim a algumas incertezas para os investidores da Sprint Nextel.

"A aquisição remove uma dúvida, já que essa era a maior afiliada restante, além da Nextel Partners", disse King. "A Nextel Partners tem perfil de crescimento muito superior ao da Alamosa."

A Sprint Nextel anunciou que a aquisição avaliava a Alamosa em 9,8 vezes o total de seus lucros estimados para 2006 antes dos juros, impostos, depreciação e amortização, o que seria cerca de oito vezes os valores da Gulf Coast Wireless e da IWO Holdings, outras duas afiliadas adquiridas pela Sprint.

"Isso torna mais difícil para a Sprint Nextel defender uma avaliação material inferior às atuais cotações para a Nextel Partners", disse King. "O perfil de crescimento da Nextel Partners é bastante superior ao da Alamosa".





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/334593/visualizar/