Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 21 de Novembro de 2005 às 18:33

    Imprimir


Madri - O julgamento de 56 membros de organizações supostamente ligadas à ETA, considerado o maior processo judicial da história espanhola, pelo número de acusados, começou hoje em Madri. Os réus comparecem à Audiência Nacional, que preparou instalações especiais para abrigar o processo, que se prolongará por vários meses.

A audiência começou com a chamada "prestação de contas" por parte da secretária do tribunal, que informou sobre as partes envolvidas na causa e começou a ler o relato dos fatos apresentados pela acusação. O promotor pede para os acusados penas que oscilam entre 10 e 51 anos de prisão por delitos que vão de participação em organização terrorista à falsificação de registros fiscais.

O processo se segue a investigações sobre várias organizações supostamente relacionadas ao grupo terrorista ETA, realizadas pelo juiz espanhol Baltasar Garzón. Entre essas organizações, estão os grupos KAS, EKIN e XAKI e meios de comunicação bascos como Egin e Ardi Beltza.

Para Garzón, a ETA sempre manteve o controle dessas estruturas, servindo-se delas para alcançar seus objetivos. Esta teoria faz com que os membros dessas organizações sejam considerados integrantes da ETA e respondem por isso.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/334615/visualizar/