Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 21 de Novembro de 2005 às 09:50
Por: Luciene Oliveira

    Imprimir


Uma iniciativa inédita do Governo do Estado, desenvolvida pelo Instituto de Terras de Mato Grosso, está melhorando a alimentação, ocupando o tempo de homens e mulheres que mesmo passando dos 60 anos de idade ainda têm força física para se dedicar a algum tipo de atividade, através do cultivo de hortaliças em hortas comunitárias.

Com investimento de apenas R$ 8 mil, o Governo através desse projeto, realizou o sonho de mais de 300 idosos da Associação de Aposentados e Pensionistas (ABA), de Arenápolis, e está garantindo alimentação de qualidade e gerando renda para Associação com a venda do excesso da produção.

Na semana passada, durante visitas do secretário de Desenvolvimento Rural, Clóves Vettorato, secretário-adjunto de Gestão e Agronegócio, Rodrigues Palma, presidente do Intermat, Jair Mariano e presidente da Empaer, Aréssio Paquer, a Vila Rural Imaculado Coração de Maria, do Programa Nossa Terra, Nossa Gente e depois à horta comunitária, os aposentados receberam dois presentes. O primeiro, foi à doação de sementes para aumentar a variedade de hortaliças cultivadas ali, que serão encaminhadas pela Empaer. “O governo tem determinações para fazer uso com muita transparência de cada real dos impostos arrecadados e essa horta é exemplo da boa aplicação do dinheiro público”, disse Vettorato.

No segundo presente, por solicitação de Jair Mariano, os idosos ganharam da Prefeitura de Arenápolis a isenção da cobrança da taxa do IPTU. “Respeitar e valorizar a terceira idade é obrigação nossa”, frisou.

A experiência de sucesso irá beneficiar mais dois municípios da região. As cidades de Nortelândia e Santo Afonso também ganharam hortas para atender o núcleo da terceira idade. As hortas construídas pelo Intermat em parceria com as prefeituras locais serão inauguradas nos próximos 10 dias. Segundo o coordenador do projeto, Vagmar Roberto Marques, cada pequena horta de 2,5 metros quadrados está levando dignidade, alegria e resgatando a força de trabalho de pelo menos 500 idosos.

A implantação de hortas comunitárias para a terceira idade, além de ser uma atividade saudável, com ares de terapia, está garantindo uma alimentação rica em vitaminas e minerais aos idosos da região do Médio-Norte, que cultivam nas hortas vários tipos de verduras sem o uso de agrotóxicos.

Nas hortas comunitárias vários tipos de verduras e legumes como alface, cenoura, salsinha, cebolinha, rabanete, pimentão, pimentinha, rúcula e couve já estão sendo colhidos.

Todo o preparo da terra, adubação orgânica, irrigação e plantio das sementes são feitos pelos próprios idosos que dedicam cuidado e tempo à atividade.





Fonte: Assessoria/Intermat

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/334777/visualizar/