Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 20 de Novembro de 2005 às 07:15

    Imprimir


Tóquio - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, chegou hoje a Tóquio para uma visita de três dias, durante a qual deve tratar com o primeiro-ministro do Japão, Junichiro Koizumi. O presidente russo tenta atrair investimentos japoneses ao mesmo tempo em que busca contornar uma antiga disputa territorial sobre as ilhas Curilas.

Putin e Koizumi se reunirão por duas horas na segunda-feira, e devem assinar cerca de dez documentos relacionados a negócios e tecnologia, segundo a agência local Kyodo.

No entanto, não há previsão de que a longa disputa territorial pelas ilhas situadas ao norte do Japão, e invadidas pela Rússia no final da Segunda Guerra Mundial, seja incluída em comunicado.

O Japão se mantém firme em sua demanda das ilhas de Etorofu, Kunashiri, Shikotan e Habomai, próximas à região japonesa de Hokkaido. Putin, por sua vez, defende a ocupação das ilhas e disse que a soberania russa sobre a área está "na regra" com a normativa internacional, e reflete o resultado da guerra.

A visita, a primeira de Putin desde setembro de 2000, inclui uma exposição para comemorar os 150 anos do estabelecimento de relações diplomáticas. O presidente russo viaja acompanhado de uma comitiva que inclui o ministro da Indústria e Energia da Rússia, Viktor Khristenko, e cem empresários.

Putin também assistirá a um fórum de negócios organizado pela associação patronal japonesa, e na terça-feira, no final de sua estadia no país, será recebido pelo imperador Akihito e pela imperatriz Michiko.





Fonte: EFE-AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/334899/visualizar/