Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 19 de Novembro de 2005 às 17:33
Por: Nidal al-Mughrabi

    Imprimir


Um adolescente palestino foi morto em confrontos entre a polícia e homens armados de um grande clã da Faixa de Gaza, nos primeiros enfrentamentos violentos sobre propriedade da terra dos antigos assentamentos judaicos, informou a polícia neste sábado.

O adolescente, de 17 anos, foi morto na sexta-feira quando assistia a uma troca de tiros em frente a uma delegacia de polícia na cidade de Khan Younis, no sul do território. Membros de um destacado clã familiar de Gaza haviam se reunido no local para exigir a libertação de dois parentes detidos devido a uma disputa por terras.

Os dois haviam sido presos por cercar a terra que afirmam ser sua no antigo assentamento de Neve Dekalim, ocupado depois da retirada israelense da Faixa de Gaza, em setembro, após 38 anos de ocupação.

Os confrontos destacam os desafios enfrentados pela Autoridade Palestina, que pretende construir nas terras dos assentamentos de forma a aliviar a grave escassez de moradia e incentivar a economia, mas que também tem dificuldade em manter a lei e a ordem.

Dois outros palestinos, inclusive um policial, ficaram feridos no confronto de Gaza. Os distúrbios aumentam porque facções rivais, algumas armadas, disputam a influência depois da retirada israelense.

Parentes do adolescente morto, de um outro clã de Gaza, atacaram durante a noite uma delegacia, incendiando veículos e as instalações.

A situação melhorou no sábado, mas a tensão continua alta e pessoas que acompanharam o enterro do adolescente dispararam para o ar, violando a proibição contra a exibição pública de armamentos.

Dezenas de palestinos ocuparam a terra que ficou vaga com a retirada israelense de todos os seus 21 assentamentos em Gaza, o que complica os planos de construção da Autoridade Palestina. Gaza está entre as áreas mais densamente povoadas do mundo.

A Autoridade Palestina, que estima que apenas 5 por cento da terra que foi ocupada pelos assentamentos israelenses sejam particulares, prometeu devolveu ou indenizar os donos legítimos da terra.

As autoridades de Gaza vêm enfrentando grandes dificuldades para retirar os novos ocupantes das terras.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/334973/visualizar/