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Tecnologia
Sexta - 18 de Novembro de 2005 às 20:55

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Não é nada fácil encontrar um amor verdadeiro na Internet, e agora aqueles que não conseguiram estão recorrendo à Justiça, acusando de fraude dois grandes serviços de encontros online. A Match.com está sendo acusada, numa ação junto à Justiça federal dos Estados Unidos, de incitar seus membros a renovarem suas assinaturas utilizando e-mails românticos falsos, enviados por funcionários da empresa.

Pessoas pagas pela Match chegaram a sair com assinantes, numa operação de marketing secreta, segundo a acusação. "Trata-se de uma prática horrivelmente fraudulenta", disse H. Scott Leviant, advogado da empresa Arias, Ozzello & Gignac LLP, de Los Angeles, que entrou com a ação.

A Match "promove políticas de integridade para proteger seus membros, mas ela mesma, segundo nossas alegações, está iludindo toda sua base de clientes", afirmou ele. A empresa disse que não faz comentários sobre ações em andamento. Mas a representante da empresa Kristin Kelly disse que a Match não paga gente para ir a encontros com assinantes nem envia e-mails falsos manifestando interesse nas pessoas. A empresa possui cerca de 15 milhões de membros no mundo inteiro e 250 funcionários, disse ela.

Numa outra ação, o serviço pessoal do Yahoo está sendo acusado de publicar perfis fictícios de parceiros em potencial em seu site para fazer parecer maior o número de pessoas que assinam o serviço. O Yahoo não respondeu aos pedidos para que comentasse o caso.

As ações acontecem num momento em que o crescimento da indústria dos namoros online começa a desacelerar, embora ainda seja um grande negócio. Os consumidores norte-americanos gastaram US$ 245,2 milhões no primeiro semestre de 2005 em serviços de encontros virtuais, 7,6% a mais que no ano anterior, segundo a Online Publishers Association. É um crescimento menor em comparação a vários anos anteriores.

Ao mesmo tempo, a concorrência entre os serviços está cada vez mais acirrada, com novos instrumentos para combinar temperamentos e visuais que combinem. A ação contra a Match foi impetrada este mês por Matthew Evans, que afirma ter saído com uma mulher que conheceu no site e que era nada menos que uma "isca" que trabalhava para a empresa.

Segundo a ação, o relacionamento não foi para a frente. Evans diz que a Match arranjou o encontro porque não queria que ele cancelasse sua assinatura, e na esperança que ele contasse para outros assinantes em potencial sobre a mulher atraente que tinha conhecido através do serviço.

Os advogados disseram que Evans, que mora em Orange County, na Califórnia, não daria declarações, e o descreveram como um profissional na casa dos 30 anos. De acordo com Leviant, seu cliente descobriu o esquema porque a mulher confessou ser funcionária da Match.





Fonte: Reuters

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