­
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 18 de Novembro de 2005 às 15:17
Por: Amanda Freitas

    Imprimir


Moradoras da comunidade de Morrinhos, em Santo Antonio do Leverger, são qualificadas pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec). Dezoito mulheres participam do curso de bordado a máquina, executado pelo Senac. Em parceria com a prefeitura do Município e associações locais, foram disponibilizadas cerca de dez máquinas de costura para as aulas práticas da capacitação. As aulas são ministradas em dois períodos, das 07h30 às 11h30 e das 13h às 17h.

Durante o treinamento elas aprendem a manusear as máquinas e dar os primeiros “pontinhos” nos tecidos. “Através do bordado podem ser produzidos enxovais para bebês, toalhas de mesa, guardanapos de pano, kit de cozinha, ou seja, uma variedade de peças. Essa é uma forma delas trabalharem por conta própria. Quem sabe, futuramente, não formam até uma associação de bordadeiras aqui na comunidade”, disse a professora do curso, Maria Giroldo.

Segundo o assessor especial da Setec, Ricardo Augusto Moreira da Silva, o objetivo do projeto é desenvolver uma marca para essas mulheres e inserir um programa de artesanato. “Desta forma elas poderão comercializar o que produzirem, gerando renda para a família”, frisou.

Para a dona-de-casa, Izaura Pinheiro de Aguiar, 33 anos, a qualificação traz boas expectativas. “Eu já sabia costurar, mas não bordar. Já trabalho com artesanato e sustento meus quatro filhos sozinha, só com a renda que ganho vendo peças em fuxico, tapetes de retalho, entre outras. Quero aperfeiçoar meus conhecimentos e enriquecer meus outros trabalhos. Além do que, o bordado ajudará a ganhar um pouco mais”, contou.

Ana Maria Sanches, 37 anos, também não tinha noções sobre bordado e se esforça para não perder os detalhes das aulas. “Minha mãe sabe bordar a máquina. Já eu, nunca aprendi. Tava passando da hora de ter uma atividade e ajudar meu marido na renda familiar”, disse.

Já a dona-de-casa Altemir Florência de Lima, 59 anos, agradece a oportunidade. “Sempre tive vontade de fazer um curso nesta área, mas não tinha oportunidade. Estou muito feliz porque gosto de trabalhar com artesanato. Quando terminar a qualificação, pretendo dar continuidade aos meus trabalhos”, falou.

A meta do Governo do Estado é qualificar este ano 25 mulheres na comunidade de Morrinhos em Santo Antonio do Leverger.





Fonte: Assessoria/Setec-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/335273/visualizar/
emailfacebookgooglepluspinteresttwitterwhatsapp