Repórter News - reporternews.com.br
Polícia Brasil
Sexta - 18 de Novembro de 2005 às 13:15
Por: Raquel Ferreira

    Imprimir


O Gabinete de Gestão Integrada (GGI) encerra neste sábado (19), às 16h, o curso de Ações Táticas para Contenção de Crises. Durante duas semanas, policiais civis, militares e federais realizaram uma série de treinamentos, além de atividades teóricas, visando a capacitação para a atuação nas ações de bloqueio e contenção de crises. O objetivo é o de capacitar os policiais para atuarem em ocorrências de alto risco, como rebeliões e assaltos com reféns.

O curso envolveu policiais de sete municípios do Estado, – Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Barra do Garças, Rondonópolis, Cáceres e Tangará da Serra, garantindo, assim, que policiais de todas as regiões pudessem receber o treinamento.

“Agora os participantes do curso trabalharão como multiplicadores, repassando as informações e treinamentos para outros policiais, de suas regiões, mas estamos trabalhando para levar esse tipo de qualificação profissional também para o interior do Estado”, explica o comandante do Batalhão de Operações Especiais (Bope), tenente coronel Sampaio. O curso está sendo realizado no Bope e o encerramento será na sede do Batalhão.

Os policiais que participaram do Curso estão ligados ao Comitê de Gerenciamento de Crises (CGC) do Estado de Mato Grosso. O CGC está vinculado à Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), e foi ativado, em 2004 pelo Gabinete de Gestão Integrada com a finalidade gerenciar e buscar soluções legais que façam frente às crises que possam ocorrer no sistema de segurança pública no estado.

“Estamos formando esses policiais do nível tático, atendendo a filosofia implantada pelo Governo do Estado de regionalização da segurança pública e integração das instituições que atuam nessa área, com isso teremos profissionais preparados, em todas as regiões, para atuarem nos momentos de crise”, destaca o major do Corpo de Bombeiros, Vagner Jorge Santino da Silva, coordenador de áreas temáticas do GGI.

Os policiais cumpriram uma carga horária de 100 horas/aula, onde acumularam conhecimentos sobre gerenciamento de crises e negociação; ações táticas com ênfase em entradas silenciosas com o instrutor, além de técnicas de manuseio de armas e explosivos, entre outros.

Entre os instrutores do curso, ministraram aulas práticas e teóricas, o tenente coronel da PM Joelson Geraldo Sampaio, delegado de Polícia Judiciária Civil, Marcos Aurélio Veloso da Silva, o capitão da PM Airton Benedito Siqueira Júnior, o major José Antônio Gomes Chaves e o major Zaqueu Barbosa.

O Gabinete de Gestão Integrada vem trabalhando com uma filosofia que comunga com as políticas adotadas pelo Governo do Estado: a de investir na qualificação. O curso de Ações Táticas para Contenção de Crises faz parte de um projeto que já capacitou 50 profissionais do nível estratégico e 50 policiais como negociadores de crises, além do curso que está sendo encerrado neste sábado.

“O Governo do Estado tem apontado, com ações como essa, que tem um compromisso forte com a capacitação de seus servidores. Temos discutido, sistematicamente, que não adianta somente uma polícia bem aparelhada se o ser humano, o policial, não receber uma capacitação de qualidade. A qualificação é uma das principais frentes de atuação da Segurança Pública em Mato Grosso”, afirma o secretário de Justiça e Segurança Pública, Célio Wilson de Oliveira.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/335297/visualizar/