Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 18 de Novembro de 2005 às 11:50

    Imprimir


A África do Sul, que enfrenta uma onda de protestos de seus cidadãos pobres, deve prestar atenção nas lições dos distúrbios que ocorreram na França, disse o ministro das Finanças, Trevor Manuel.

Distritos empobrecidos em toda a África do Sul se inflamaram frequentemente em protestos violentos neste ano ¿ o que lembra os distúrbios de imigrantes africanos nos subúrbios pobres da França nas últimas semanas.

Falando em uma cerimônia de premiação de voluntários na Cidade do Cabo, na noite de quinta-feira, Manuel não citou os distúrbios locais, mas disse que os acontecimentos na França servem de advertência a seu governo.

"Como Paris tem seus banlieues (subúrbios) e Nova Orleans os seus Lower Ninth Ward e Cancer Alley, a Cidade do Cabo tem uma subclasse mensurável", afirmou.

"Devemos estar atentos para o fenômeno, sua localização e dimensões ¿ porque nos importamos, ouvimos e queremos agir", afirmou, referindo-se à cidade que muitas vezes é criticada por suas próprias divisões raciais. Dez anos depois do fim do apartheid, grande parte da maioria negra da África do Sul ainda vive na miséria.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/335323/visualizar/