Mais de 70 mil alagoanos, entre trabalhadores e pensionistas, receberão nesta quinta-feira (20) o décimo terceiro salário. Um total de 168 milhões que serão injetados no mercado, segundo dados do Governo do Estado e Prefeitura de Maceió. Mesmo com o montante liberado, a Aliança Comercial teme que o movimento não supere as vendas do ano passado no mesmo período, já que o salário extra será pago somente agora, no fim do mês.
No Estado, 68 mil servidores irão receber o pagamento integral do 13º, já os funcionários públicos municipais recebem o provento escalonado, ou seja, recebem no mês em que completam aniversário. De acordo com a secretária de Finanças da Prefeitura de Maceió, Marcilene Costa, apenas os comissionados e os funcionários que completam aniversário em dezembro irão receber o décimo, o que totaliza R$ 6 milhões a mais na folha do município.
O governador de Alagoas Teotônio Vilela Filho explicou que em consequência da crise financeira e da queda na arrecadação, precisou suspender o pagamento a fornecedores e prestadores de serviços para garantir o pagamento integral do 13º salário aos servidores. Por este motivo, o décimo está sendo pago com atraso.
O presidente da Aliança Comercial Olinto Ozório lamenta que o pagamento do décimo tenha atrasado este ano. “As vendas do mês de dezembro ainda não aconteceram. Os servidores públicos são uma parcela importante para que as vendas decolem. Estamos esperando que a partir de amanhã, os diversos setores apresentem aumento”.
Ainda segundo Ozório, as vendas no Comércio aqueceram, mas ainda não foi o esperado para a época. Pensando nos servidores públicos, as lojas irão abrir em horário especial neste final de semana, no sábado (22) das 8h às 16h e no domingo (23) das 9h às 15h.
"As vendas até hoje estão equivalentes ao ano passado. Mas, mesmo com o pagamento pouco antes do Natal, ainda dá tempo para as compras. Então os funcionários públicos podem correr para o Comércio para garantir o presente da família", disse o presidente da Aliança Comercial, Olinto Ozório.
A funcionária pública estadual Edvânia Rodrigues irá correr contra o tempo para garantir que as festas da família saia como o previsto. “Até o Natal não vou parar um segundo. A minha sorte é que já tenho tudo planejado. Minha família é grande e preciso correr para comprar os presentes de todos”.
Os planos da funcionária pública para o 13º salário não estão limitados aos presentes para a família. "Juntei dinheiro o ano todo e o que sobrar do décimo será para interar e comprar meu carro zero. Agora vou correr mais ainda para negociar com a loja para passar o Natal de carro novo", brincou Rodrigues
Comentários