Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 16 de Novembro de 2005 às 16:55

    Imprimir


Viena - O Parlamento austríaco concordou com o pagamento de centenas de milhões de dólares a sobreviventes do Holocausto, assim que a última ação sobre o assunto que tramita na Justiça dos EUA contra o Estado austríaco tenha sido encerrado.

O Parlamento havia criado o Fundo Geral de Acertos em 2001, para compensar vítimas da perseguição nazista que tivessem perdido empresas, propriedades, contas bancárias e apólices de seguro. O governo da Áustria e empresas sediadas no país prometeram pagar US$ 210 milhões ao Fundo, assim que todas as ações judiciais fossem encerradas. O Parlamento referendou hoje o compromisso.

Apenas um caso ainda prossegue nos tribunais americanos - Whiteman contra a Áustria - no qual sobreviventes do Holocausto exigem a devolução de obras de arte roubadas. Membros da comunidade judaica de Viena já concordaram em encerrar 770 ações com pedido de indenização, e a retirar seu apoio ao caso Whiteman.

Antes da 2ª Guerra Mundial, Viena abrigava uma comunidade judaica de 200.000 pessoas. Hoje, há cerca de 7.000 judeus na cidade.





Fonte: AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/335678/visualizar/