Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 16 de Novembro de 2005 às 14:38
Por: Nelson Francisco

    Imprimir


O secretário de Desenvolvimento Rural, Clóves Vettorato, profere nesta quinta-feira (17.11), em Denise (211 km a Médio-Norte de Cuiabá), palestra sobre instrumentos econômicos para o desenvolvimento sustentável. Vettorato participa durante todo o dia do 2º ciclo de palestras sobre heveicultura na região do Médio-Norte, em evento promovido pela Prefeitura local, com o apoio do Governo do Estado.

No encontro, que será realizado no Gercafi (Ginásio do Itamarati), ainda serão abordados por palestrantes temas como aspectos técnicos e econômicos da heveicultura no Estado, a borracha no contexto do Brasil e do mundo e sistemas agroflorestais com seringueira.

Considerado o ‘ouro branco’ do cerrado, a borracha é uma cultura rentável, desde que haja acompanhamento técnico. Mato Grosso é o segundo maior produtor de borracha no país, produzindo mais de 15 mil toneladas por ano. A seringueira é uma planta que produz economicamente durante 30 anos e no final de sua vida útil as árvores podem ser convertidas em madeira de valor comercial, cujo resultado pode ser usado para reduzir o custo do replantio.

O Município de Denise está desenvolvendo o Projeto de Culturas Perenes, que visa o fomento da economia local. O projeto conta com um viveiro com 12 hectares que produzem mudas de seringueira, pimenta do reino e pupunha. O programa conta com uma linha de crédito do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro Oeste (FCO).

Atualmente, o viveiro em Denise produz 400 mil mudas por ano que são repassadas aos produtores da região, incluindo os assentamentos rurais. As mudas são subsidiadas pela Prefeitura e os produtores assumem o compromisso com a dívida que é paga a longo prazo.

Ainda em Denise, Vettorato se reúne, às 10 horas, na Prefeitura, com 11 prefeitos que integram o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Social do Alto do Rio Paraguai. No período da tarde, o secretário visita o viveiro de mudas de seringueiras. Em seguida, ele se desloca para Arenapólis, onde visita um dos projetos do Programa Nossa Terra, Nossa Gente, executado pelo Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat). Depois, Vettorato segue para Nova Marilândia para verificar in loco o projeto de avicultura da Perdigão. Acompanham o secretário, os presidentes do Intermat, Jair Mariano, da Empaer, Aréssio Paquer e o secretário-adjunto de Gestão e Agronegócio, Rodrigues Palma.





Fonte: AssessoriaSeder-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/335718/visualizar/