Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Quarta - 16 de Novembro de 2005 às 11:14

    Imprimir


A Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação foi aberta hoje com um compromisso entre os Estados Unidos e os demais países participantes sobre o controle da Internet, evitando assim uma ruptura que parecia programada. Ao término de uma sessão realizada ontem à noite, o secretário-geral da União Internacional de Telecomunicações, Yosho Utsumi, anunciou que o compromisso prevê a criação de um fórum internacional para discutir as questões relativas à rede, sem modificar por enquanto seu estatuto atual.

A decisão leva em conta a proposta feita pela União Européia (UE) para constituir esse fórum, mas por enquanto exclui a internacionalização do controle da Internet, assim como desejavam os países emergentes presentes na Tunísia.

Os Estados Unidos batalharam duro para não ceder o controle do sistema de domínios da rede, entregue à Corporação para a Dotação de Nomes e Números (Icann) estabelecida na Califórnia, que depende do Departamento de Comércio.

O secretário de Estado adjunto de Comércio, Michael Gallagher, admitiu que o compromisso agrada a seu Governo, acrescentando que considerava "negativa" a idéia de instaurar um controle multilateral da gestão de nomes de domínio. "O objetivo dos EUA não é dominar a rede, mas assegurar e proteger sua estabilidade, e meu Governo continua sendo partidário do papel que pode ter o setor privado no desenvolvimento da Internet", ressaltou Gallagher.

Definitivamente, o compromisso não resolve nada por enquanto, mas pelo menos permite à ONU, organizadora da cúpula, afirmar que os 170 países participantes não chegaram à crise nem à ruptura de um assunto tão delicado como o futuro da rede.

Utsumi ressaltou que a cúpula de Túnis, com 23 mil participantes, é a maior reunião internacional organizada pela ONU em toda sua história. O segundo tema tratado a partir de hoje na cúpula corresponde a uma proposta do presidente do Senegal, Abdulaye Wade, para a criação de um fundo de solidariedade administrado por uma fundação, que permita aos países do sul aproveitar todas as vantagens das tecnologias da informação e comunicação.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/335766/visualizar/