Repórter News - reporternews.com.br
Compras de final de ano exigem pesquisa, avisa Procon
Os comerciantes já estão enfeitando as lojas para a chegada do Natal. Muitas propagandas e ofertas de produtos e serviços. Este ano, o consumidor já pode contar com um serviço do Governo que irá auxiliá-los nas compras. É o novo site do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor – Sindec. Agora, antes de sair para as compras, o consumidor poderá consultar o site para certificar quais as empresas apresentam algum registro no Procon.
Os consumidores terão acesso a informações em tempo real com gráficos elaborados com base nas demandas do consumidor, das empresas reclamadas, o número de atendimentos, além da área e do problema mais freqüente a que se referem. A pesquisa também pode ser feita com informações por estado.
É que o sistema está integrado em rede de base de dados dos Procon’s conveniados de todo país. Isto quer dizer que, além da lista de empresas que ignoram o direito dos consumidores do nosso Estado, no site é possível pesquisar também os problemas mais comuns de relação de consumo nos demais Estados onde o Sindec já foi instalado, por exemplo, quais as áreas (assuntos financeiros, serviços, produtos, saúde, habitação, etc) que geram o maior número de demandas em cada estado.
A mesma pesquisa poderá ser feita por critérios como faixa etária do consumidor e sexo, além do cruzamento destas informações. São dez os Estados conveniados: Acre, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraíba, São Paulo, Tocantins e Mato Grosso.
A superintendente do Procon-MT, Vanessa Rosin, explica: “Com a chegada do fim de ano, as compras tendem a crescer. O Procon está disponibilizando mais um meio para o consumidor se proteger dos fornecedores que estão lesando seus clientes. No site está disponível também orientações técnicas sobre alguns dos temas mais consultados nos Procon’s e os contatos dos órgãos que já fazem parte do Sindec”.
Para fazer a consulta dos fornecedores, o consumidor deve acessar o site pelo endereço www.mj.gov.br/dpdc/sindec selecionar a pesquisa por fornecedores, escolher o estado e o período e digitar o nome da empresa no campo . Ao fazer isso, o site fornece todos os atendimentos feitos nos Procon que já fazem parte do Sindec. As dúvidas ou reclamações podem ser esclarecidas nos postos de atendimento pessoal da Superintendência do Procon-MT, na Av. Historiador Rubens de Mendonça, s/nº - Baú. E-mail: proconmt@setec.mt.gov.br. Em Várzea Grande: Av. Castelo Branco - Centro Empresarial -Térreo-Sala 10. Telefone: 3682-3939. No Ganha Tempo: Trav. Paes Leme de Oliveira, s/n, Praça Ipiranga, Centro, Cuiabá/MT. Telefone: 3624-3949
Para saber se a loja, fornecedor ou fabricante possui reclamação, consulte o cadastro de empresas reclamadas pelo telefone: 3322-9014 ou no site:
www.mj.gov.br/dpdc/sindec. O telefone 151 funciona somente para o esclarecimento de dúvidas de segunda a sexta-feira, das 8h00 à s 17h00
Os consumidores terão acesso a informações em tempo real com gráficos elaborados com base nas demandas do consumidor, das empresas reclamadas, o número de atendimentos, além da área e do problema mais freqüente a que se referem. A pesquisa também pode ser feita com informações por estado.
É que o sistema está integrado em rede de base de dados dos Procon’s conveniados de todo país. Isto quer dizer que, além da lista de empresas que ignoram o direito dos consumidores do nosso Estado, no site é possível pesquisar também os problemas mais comuns de relação de consumo nos demais Estados onde o Sindec já foi instalado, por exemplo, quais as áreas (assuntos financeiros, serviços, produtos, saúde, habitação, etc) que geram o maior número de demandas em cada estado.
A mesma pesquisa poderá ser feita por critérios como faixa etária do consumidor e sexo, além do cruzamento destas informações. São dez os Estados conveniados: Acre, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraíba, São Paulo, Tocantins e Mato Grosso.
A superintendente do Procon-MT, Vanessa Rosin, explica: “Com a chegada do fim de ano, as compras tendem a crescer. O Procon está disponibilizando mais um meio para o consumidor se proteger dos fornecedores que estão lesando seus clientes. No site está disponível também orientações técnicas sobre alguns dos temas mais consultados nos Procon’s e os contatos dos órgãos que já fazem parte do Sindec”.
Para fazer a consulta dos fornecedores, o consumidor deve acessar o site pelo endereço www.mj.gov.br/dpdc/sindec selecionar a pesquisa por fornecedores, escolher o estado e o período e digitar o nome da empresa no campo . Ao fazer isso, o site fornece todos os atendimentos feitos nos Procon que já fazem parte do Sindec. As dúvidas ou reclamações podem ser esclarecidas nos postos de atendimento pessoal da Superintendência do Procon-MT, na Av. Historiador Rubens de Mendonça, s/nº - Baú. E-mail: proconmt@setec.mt.gov.br. Em Várzea Grande: Av. Castelo Branco - Centro Empresarial -Térreo-Sala 10. Telefone: 3682-3939. No Ganha Tempo: Trav. Paes Leme de Oliveira, s/n, Praça Ipiranga, Centro, Cuiabá/MT. Telefone: 3624-3949
Para saber se a loja, fornecedor ou fabricante possui reclamação, consulte o cadastro de empresas reclamadas pelo telefone: 3322-9014 ou no site:
www.mj.gov.br/dpdc/sindec. O telefone 151 funciona somente para o esclarecimento de dúvidas de segunda a sexta-feira, das 8h00 à s 17h00
Fonte:
Assessoria/Procon-MT
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/335799/visualizar/
Comentários