Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 15 de Novembro de 2005 às 23:49

    Imprimir


O deputado Omri Sharon, julgado por violação da lei eleitoral para favorecer seu pai, o primeiro-ministro de Israel Ariel Sharon, com a arrecadação de doações sete vezes superiores ao permitido, reconheceu hoje a maioria das acusações contra ele, o que pode custar sua liberdade.

Omri, de 41 anos e deputado pelo Partido Likud, foi processado nesta manhã no Tribunal do Distrito de Tel Aviv, após um acordo entre seus advogados de defesa e a Procuradoria do Estado para aliviar o peso de uma das acusações contra ele.

Entre os delitos que reconheceu está a violação da lei eleitoral que regula a quantidade de dinheiro que pode ser recebida pelos candidatos.

O réu conseguiu doações no valor de seis milhões de shekel (aproximadamente US$ 1,5 milhão ) para financiar a campanha eleitoral de seu pai na eleições internas de 1999, que o levaram à Presidência do Likud, e em 2001 ao poder.

A lei autoriza doações de no máximo sete vezes menor que a soma que, disfarçada como "o empréstimo de um amigo", Sharon recebeu para sua campanha eleitoral.

Omri Sharon, cujas operações ilegais para conseguir esses recursos, segundo uma primeira acusação em um relatório do Defensor público (ombudsman), também é culpado de prestar falso testemunho de propósito de como os obteve, de um milionário empresário radicado na África do Sul, e velho amigo do primeiro-ministro Sharon.

O chefe do Governo, interrrogado pela Polícia em várias ocasiões a fim de esclarecer a transferência desses fundos por um banco da Suíça, garantiu que, devido a suas ocupações, essas operações foram conduzidas por seus filhos sem seu conhecimento.

A defesa de Omri Sharon tentará agora negociar com a Procuradoria a punição que o Tribunal divulgará dentro de dois meses e meio ao reconhecer ter cometido os delitos.

A maior pena é de cinco anos de prisão.




Fonte: Agência EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/335839/visualizar/