Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 15 de Novembro de 2005 às 12:27

    Imprimir


O procurador Patrick Fitzgerald voltou a enfrentar a imprensa ao pedir o segredo do sumário aberto pelo vazamento do nome da espiã Valerie Plame, medida que teve como resposta uma ação legal da editora do Wall Street Journal.

Fitzgerald solicitou ao juiz que proíba as partes no caso de divulgar as transcrições dos procedimentos ante o júri de investigação, as declarações das testemunhas e outros documentos contribuídos pela procuradoria.

Aparentemente os advogados de Lewis Libby, ex-chefe de gabinete do vice-presidente Dick Cheney, que teve que renunciar e enfrenta cinco acusações por sua suposta relação com o vazamento do nome da espiã Valerie Plame, estão de acordo com esse pedido.

Mas quem não pensa assim é a editora Dow Jones, que apresentou hoje ao juiz Reggie Walton uma solicitação legal para que não atenda aos desejos de Fitzgerald.

No documento, a empresa argumenta que este caso especialmente requer abertura, pois é "um assunto de grande importância nacional".

"O sistema de justiça criminal existe no contexto de um Governo que em última instância é do povo, que deseja estar informado dos fatos", afirma.

Após dois anos de pesquisas, Fitzgerald apresentou cinco acusações contra Libby em 28 de outubro, por obstrução à justiça, perjúrio e falso testemunho.

Libby supostamente revelou a vários jornalistas o nome da espiã Valerie Plame para desprestigiar seu marido, Joseph Wilson, que criticara as razões da Casa Branca para invadir o Iraque.

Ele renunciou a seu cargo no Governo e se declarou inocente. Se considerado culpado, a pena máxima pelas cinco acusações é de 30 anos de prisão e uma multa de US$ 1,25 milhão.

Durante a investigação, Fitzgerald enfrentou a imprensa ao pressionar os jornalistas que souberam da identidade secreta de Plame para que revelassem suas fontes.

O procurador inclusive conseguiu fazer com que a ex-repórter do jornal The New York Times Judith Miller fosse presa 85 dias por negar-se a declarar, o que acabou fazendo.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/335889/visualizar/