Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Terça - 15 de Novembro de 2005 às 11:15

    Imprimir


A proliferação de carrapatos vai obrigar os 1.030 alunos do Ciep Patrícia Rendler Galvão Pagu, em Santa Izabel, São Gonçalo, a perder um dia de aulas. A Vigilância Sanitária da cidade encontrou focos do parasita no colégio, onde há até cavalo pastando no pátio, a poucos metros da quadra de esportes. Vários alunos já foram mordidos e temem contrair a febre maculosa, transmitida pela espécie carrapato-estrela.

Em Petrópolis, foram identificados dois novos casos suspeitos da doença. As vítimas são uma menina de 8 anos, internada em unidade de saúde da cidade, e um rapaz de 21, que está em casa com sintomas brandos. A informação é do Ministério da Saúde.

Amostras de sangue dos dois foram coletadas e serão encaminhadas à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) amanhã. O órgão divulgará nos próximos dias resultado do exame na comentarista da BandNews Sandra Blanco. Duas pessoas já morreram no Estado: o jornalista Roberto Moura e o superintendente da Vigilância Sanitária no Rio Fernando Villas-Boas Filho.

Estudantes do Ciep contam que os carrapatos já invadiram as salas de aula. "Vi um carrapato andando sobre minha prova de Filosofia. Todo dia, ao chegar em casa, tinha que catá-los. Reclamei com a direção e disseram que eu estava brincando" , lembra Priscila Siqueira, 17 anos, aluna do 1º ano do Ensino Médio, mordida pelo parasita há duas semanas, durante teste escolar. Sua colega Juliane Kennedy, 16 anos, se feriu de tanto coçar as picadas. "Todo dia tenho que procurá-los antes de chegar em casa", contou.

"É um absurdo. A doença está matando gente e ninguém faz nada?", preocupa-se a mãe de Priscila, Andréa Siqueira Leonardo, 40 anos. Ela levou a filha, com manchas vermelhas no corpo, ao Centro Médico de São Gonçalo, mas o médico disse que o problema era "emocional".

Limpeza começa quarta Segundo a Prefeitura de São Gonçalo, técnicos da Vigilância Sanitária começam a eliminar nesta quarta-feira focos do parasita na parte externa do Ciep. O município não soube informar o dia da dedetização das salas de aula.

Desde o início do mês, equipes de Saúde Coletiva recolhem carrapatos. O primeiro local inspecionado foi o bairro Mutondo, onde moradores contaram mais de 30 pessoas picadas. Os sintomas da febre maculosa são febre, enjôo, dores de cabeça e musculares e manchas no corpo. O tratamento é com antibióticos específicos.




Fonte: O Dia

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/335893/visualizar/