Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 15 de Novembro de 2005 às 07:23

    Imprimir


Washington - Ex-membros da Comissão que investigou os atentados de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos, disseram Casa Branca deveria aplicar a Convenção de Genebra aos prisioneiros na guerra contra o terrorismo. A Comissão, composta por políticos dos Partidos Democrata e Republicano, foi dissolvida após apresentar seu relatório em julho do ano passado, mas seus membros continuam reunindo-se para analisar se suas recomendações foram colocadas em prática.

Ontem, eles afirmaram que a administração de George W. Bush ignorou seu conselho sobre o tratamento aos presos. No relatório, recomendaram que os EUA estipulassem, junto a seus aliados, parâmetros comuns para "a detenção e o tratamento humano" de supostos terroristas, não importa onde estejam presos.

Richard Ben-Veniste, membro do grupo, destacou que o Iraque está a ponto de substituir o Afeganistão, a base inicial da rede terrorista Al-Qaeda, como local de treinamento dos terroristas. "Não podemos estimar com exatidão em que medida esta tendência foi alimentada pelos relatórios amplamente divulgados de brutalidades, humilhações e profanações" por parte dos EUA, disse.

"As chamas do extremismo sem dúvida ardem com mais energia quando somos nós que jogamos gasolina", acrescentou Ben-Veniste.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/335922/visualizar/