Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 14 de Novembro de 2005 às 20:44

    Imprimir


Os ex-membros da oficialmente extinta comissão de investigação dos atentados de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos criticaram nesta segunda-feira o governo americano por sua falta de esforços para impedir a rede terrorista Al-Qaeda de adquirir armas de destruição em massa (ADM).

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, deveria "aumentar os esforços para pôr em lugar seguro todos os materiais nucleares suscetíveis de servir à fabricaçao de armas em todo o mundo, e pedir os recursos necessários para realizar esse trabalho", afirmaram em um informe publicado nesta segunda-feira.

Os ex-membros da comissão destacaram neste comunicado que Estados Unidos e Rússia deveriam renovar o quanto antes o programa de desarmamento conhecido como Nunn-Lugar.

Há duas semanas, os senadores republicano Richard Lugar e democrata Barack Obama apresentaram um projeto de lei para ampliar o programa Nunn-Lugar às armas convencionais. Este programa foi criado em 1991 para ajudar a União Soviética a desmantelar e guardar seus enormes depósitos de armas nucleares, químicas e biológicas.

Os dois senadores estão sobretudo preocupados com a existência de mísseis antiaéreos portáteis. "Essas armas podem ser utilizadas por terroristas para atacar aviões de linha, instalações militares e edifícios do governo, tanto nos Estados Unidos quanto no exterior", frisou Lugar.

A comissão de investigação dos atentados de 11 de setembro emitiu seu informe final em meados do ano passado, mas seus membros resolveram supervisionar a aplicação de suas recomendações, apesar de a entidade estar formalmente extinta.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/335940/visualizar/